28/11/2012 - 17:34
O setor cooperativista ganhará a Câmara Temática do Cooperativismo Agropecuário, espaço constituído pela cadeia produtiva e seus representantes, para incentivar e fortalecer o segmento no País, um dos que mais gera emprego e renda aos brasileiros. O espaço discutirá desde a infraestrutura, até o abastecimento e a logística do setor. A instalação será nesta quarta-feira, dia 28, quando o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Caio Rocha, assinará a portaria instituindo o novo fórum de debates. O ato se realizará no auditório do CNPA, localizado no edifício-sede do Ministério, em Brasília, às 15h.
A medida atende a uma demanda do setor e auxiliará na proposição, no apoio e no acompanhamento de ações para o desenvolvimento do cooperativismo brasileiro. “A câmara atende aos anseios de diversos segmentos e lideranças do cooperativismo agropecuário e será um importante espaço para discussão e unificação de decisões a serem executadas pelo Governo. Estamos cumprindo um compromisso assumido pelo ministro Mendes Ribeiro Filho”, salientou Rocha. O fórum será presidido por Márcio Lopes de Freitas, presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), e secretariado pelo diretor substituto do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural do Mapa (Denacoop), Kleber Santos.
Entre as vantagens da existência das Câmaras Setoriais e Temáticas, ao todo são 35, a proposição de ações e políticas, favorecendo o desenvolvimento equilibrado do setor e da sociedade no médio e longo prazo; solução de conflitos por meio da negociação, cooperação e construção do consenso possível entre as partes; melhor estruturação dos diferentes elos das cadeias produtivas e comerciais; maior eficácia das negociações internas e internacionais; diálogo organizado entre o setor privado e o setor
público; harmonização e grande aproximação de interesses públicos e privados; além da valorização do agronegócio e de seus componentes perante a sociedade.
A necessidade da criação do espaço foi identificada em reunião do Grupo de Trabalho para Construção de Ações Conjuntas do Ano Internacional das Cooperativas, coordenada pelo Denacoop, no início deste ano.