A mediana das expectativas de inflação no Reino Unido para o período daqui um ano recuou de 4,9% em agosto para 4,8% em dezembro, de acordo com pesquisa realizada pelo Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) e a Ipsos, empresa especializada em pesquisa de mercado e opinião pública.

Para os 12 meses posteriores ao período do próximo ano, os britânicos esperam inflação de 3,4%, acima dos 3,2% na mediana de agosto. A longo prazo (período de cinco anos), a inflação projetada é de 3,3%, também 0,2 ponto porcentual acima da última pesquisa, informou o BOE.

70% dos respondentes afirmaram que a economia do Reino Unido deve enfraquecer caso os preços voltem a subir, contra 6% que disseram que ela se fortaleceria. Em agosto, essa relação era de 66% a 10%, respectivamente.

Quando questionados sobre a trajetória futura das taxas de juros, 74% dos entrevistados esperavam que as taxas subissem nos próximos 12 meses, abaixo dos 75% em agosto. 11% disseram que os juros permanecerão nos níveis atuais nos próximos 12 meses, mesma proporção em relação à última pesquisa.