A Melhoramentos anunciou a entrada no mercado de comercialização de mudas clonais de eucalipto. A empresa já produzia cerca de 1,5 milhão de mudas por ano para seu negócio de extração da fibra de alto rendimento, vai ampliar sua produção de mudas de eucalipto, inicialmente, em mais 1 milhão de unidades.

As mudas serão destinadas exclusivamente à comercialização no mercado interno para atender, principalmente, aos segmentos de produção de papel e de biomassa.

“A entrada no mercado de comercialização de mudas reforça o nosso compromisso com a inovação, a sustentabilidade e a geração de valor a longo prazo. Ao ampliarmos nossa produção com tecnologia e genética florestal de excelência, contribuímos para o fortalecimento da cadeia de base florestal no país, ao mesmo tempo em que abrimos uma nova frente de crescimento para o nosso negócio”, afirma Thomas Meyer, Diretor da Melhoramentos Florestal.

As mudas são produzidas no viveiro da unidade de Caieiras (SP), onde a empresa mantém sua operação por meio da técnica de clonagem, o que vai proporcionar florestas mais produtivas e o rápido crescimento, adaptáveis a climas variados e impactando de forma positiva na qualidade das fibras de celulose.

O material genético das mudas clonais, cuidadosamente selecionado para diferentes condições climáticas, utiliza:

  • Mudas clonais de I144
  • Mudas seminal de Eucalyptus dunnii
  • Mudas Clone 20 de Eucalyptus grandis
  • Mudas Clone MF05 e MF06 de Eucalyptus globulus

As mudas levam cerca de 90 dias para atingir o ponto ideal de comercialização, com altura mínima de 30 cm e diâmetro adequado. Inicialmente, a Melhoramentos vai comercializar lotes mínimos de 20 mil a 25 mil mudas, equivalente a cerca de 30 hectares.

A produção das mudas ocorre em três etapas:

  1. Enraizamento em ‘Casa de Vegetação’: de 30 a 35 dias em substrato com controle de umidade e temperatura com o objetivo de proporcionar o enraizamento;
  2. Aclimatação: essencial para que as mudas se adaptem às condições externas e desenvolvam resistência para o plantio em campo;
  3. Expedição: com o crescimento adequado e sanidade garantida, as mudas são classificadas, embaladas e transportadas para o campo, onde serão plantadas.