Pesquisa da Informa Economics FNP indica uma produção de 88,8 milhões de toneladas de soja para a safra 2013/14, uma redução de 900 mil toneladas ante estimativa anterior, porém 7,3 milhões de toneladas acima da safra passada.

A produção total de milho é projetada em 65,45 milhões de toneladas, volume 1,6% menor que a previsão anterior de 66,5 milhões de toneladas.

Para a safra de milho verão a expectativa é de 30,2 milhões de toneladas ante 31,4 milhões e para a segunda safra de milho o volume se mantém em 35,2 milhões de toneladas.

A consultoria acredita numa redução de 13% na área de milho verão 2013/14 em relação ao ciclo passado, o que representaria 7,8 milhões de hectares. Em contrapartida a chamada “segunda safra de soja” deverá ocupar uma área de 437 mil hectares, um aumento de 157% se comparado a safra 2012/13.  A produção estimada é de 800 mil toneladas de soja, número bem acima da safra passada que foi de 300 mil toneladas. “Vale destacar que nesta safra tivemos um cenário atípico, onde os baixíssimos preços do milho motivaram o plantio de uma segunda safra de soja, principalmente nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo”, destaca o analista da Informa Economics FNP Aedson Pereira.