Durante o 1º Fórum Brasileiro da Indústria de Alimentos, evento organizado pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, presidido por João Doria Jr, o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (ABIA), Edmundo Klotz, destacou a importância do Brasil no cenário do mercado mundial de alimentos. De acordo com ele, o País é uma potência no ranking de alimentos e a economia dá sinais de otimismo, mas ressaltou que ainda falta uma política agrícola e de abastecimento de longo prazo para que os planos de crescimento sejam sustentáveis.

“O objetivo é crescer em todas as esferas do setor. Queremos exportar desenvolvimento, pesquisa e aliados à vocação natural do País, que é a agricultura e a produção de alimentos”, disse Klotz, que fez uma avaliação do setor e destacou o crescimento do mercado em 2012, cujo faturamento alcançou R$ 461 milhões, um crescimento de 4% em relação a 2011.

Para Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura, presidente do LIDE Agronegócios e embaixador da FAO, Goiás foi escolhido para receber um evento deste porte por estar no coração do País e ser um dos maiores centros da indústria de alimentos do Brasil. “Discutir como o País se insere num projeto mundial é o nosso desafio e precisamos encontrar soluções para problemas como abastecimento do mercado interno, câmbio, crédito, aspectos regulatórios, gargalos e burocracias, que impedem um crescimento maior e deixam uma dúvida do que será esse mercado”.