O atual cenário econômico brasileiro aponta que o mercado de orgânicos vem crescendo de forma significativa, seguindo a tendência dos consumidores em busca de produtos saudáveis e seguros. De outro lado, varejo e a indústria estão oferecendo produtos com a preocupação de trazer valores e aplicação de conceitos de sustentabilidade em toda a cadeia.

Observando esta tendência, o faturamento do segmento em 2012 fechou em cerca de R$ 1,5 bilhão, sendo que praticamente 1/3 deste valor é representado pelas exportações brasileiras no período.
 
O mercado nacional vem crescendo na medida em que o processo de regulamentação realizado em 2011 se consolida.  Há um crescente aumento de investimentos no setor, novas empresas e lançamentos de produtos inovadores com alto valor agregado, distanciando da imagem de um segmento exclusivamente de produtos FLV.  As perspectivas dos grandes eventos esportivos nos próximos anos irão incrementar este potencial de forma que
atividades esportivas são temas diretamente ligados às questões de saúde e bem estar dos consumidores.

Segundo Ming Liu, coordenador executivo de projetos do IPD Orgânicos, a expectativa é que até o ano que vem, a produção orgânica no Brasil possa atingir faturamento de R$ 2 bilhões.  ³Essa é uma tendência que já
havíamos identificado na medida em que o processo regulatório se consolida. Nos mercados dos Estados Unidos, Ásia e Europa houve esse processo, e com a globalização, chegou ao Brasil². Para discutir esse setor, de 27 a 30 de junho acontece em São Paulo a BioBrazil Fair e BioFach América Latina.