01/08/2008 - 0:00
Todo o luxo característico dos carros Mercedes-Benz agora está à disposição dos fazendeiros que vivem e trabalham em locais mais isolados. Isso porque a empresa alemã acaba de lançar no Brasil o ML 320 CDI, versão movida a diesel de seu imponente utilitárioesportivo. Lançado no final de junho, o modelo chega por R$ 290 mil e pretende conquistar o público rural do Land Rover Range Rover, até então único utilitário esportivo de luxo com motor diesel do mercado, que parte dos R$ 275 mil.
Desde 1998, quando lançou a família ML no Brasil, a Mercedes- Benz já vendeu cerca de 2 mil unidades, todas movidas a gasolina. Agora, este número pode aumentar significativamente, graças aos fazendeiros. Pelo menos é o que esperam os executivos da montadora, que vêem no agronegócio uma oportunidade para aumentar sua participação nas áreas mais remotas do Brasil, onde o diesel predomina.
POTÊNCIA COM CONTROLE: utilitário traz um novo sistema de tração para não deixar fazendeiro nenhum na mão
“Existe toda uma legião de potenciais compradores de utilitários de alto luxo no Brasil, que moram afastados dos grandes centros urbanos e que preferem motorizações a diesel em razão da maior autonomia”, explica Roberto Gasparetti, supervisor de Marketing do Produto da Mercedes- Benz. “Os proprietários poderão reabastecer seus ML 320 CDI em suas propriedades, já que, em sua maioria, são empresários do agronegócio e possuem bombas de óleo diesel para seus caminhões e tratores”, continua.
RANGE ROVER: em sua versão mais básica, tem quase o mesmo preço, mas anda menos
O novo motor, aliás, é o grande trunfo da Mercedes para superar o concorrente. Primeiro propulsor diesel construído em alumínio do mundo, é mais leve que os antigos motores, mas tão potente quanto: 224 cavalos. O torque também impressiona. São 52 kgfm, o que significa ficar colado ao banco quando se pisa fundo no acelerador. Mesmo com tanta potência, é um dos mais econômicos da categoria, graças a um sofisticado sistema de injeção, que controla melhor a queima e reduz drasticamente o consumo. De acordo com a montadora, o veículo faz 10,6 quilômetros por litro de diesel, números melhores que o do rival Range Rover, que atinge média de 9,8 km/l.
O uso do novo combustível também pouco interferiu no desempenho deste jipão de quase três toneladas, que acelera de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e atinge 215 km/h de velocidade máxima. Números impressionantes para um veículo deste porte, principalmente se compararmos com o Range Rover TDV6, mais robusto, que leva 12,7 segundos para ir de 0 a 100 km/h e não passa dos 193 km/h.
Na lama, o conjunto de tração permanente nas quatro rodas é tão bom quanto o da Land Rover, mas incorpora funções adicionais como regulagem de velocidade em descidas íngremes, assistente de arrancadas e até um moderno sistema de freios ABS próprio para uso offroad. Tudo isso para não deixar fazendeiro nenhum na mão em caso de uma chuva um pouco mais forte.