Os executivos árabes Mohammed Abdulaziz AlSarhan e Abdullah Aldubaikhi, membro do Board e CEO do Saudi Agricultural and Livestock Investment Co. (SALIC UK), estiveram no Brasil para assumir lugar entre os representantes do Conselho de Administração da Minerva Foods, em 29 de abril; o executivo Salman Bínseíadan, vice-presidente de Investimentos da SALIC UK, não esteve no País nesta oportunidade, mas também passou a ocupar lugar no Conselho de Administração.

Esta ação é resultante da operação de aumento de capital privado, anunciada em dezembro último, por meio de acordo de investimento entre a Minerva e a SALIC UK, que permitirá à companhia ampliar ainda mais o seu acesso aos mercados do Oriente Médio, uma região com alto potencial de demanda e alinhada à filosofia da empresa no que diz respeito ao foco em alta qualidade e segurança alimentar, além de contribuir para sustentar o seu crescimento.

Esta operação envolve aporte de R$ 746,4 milhões pela SALIC UK, por meio da aquisição de 47,9 milhões de ações do aumento de capital, no valor de R$ 15,60 por ação. “O investimento da SALIC UK na Minerva demonstra a qualidade e a eficiência da gestão da empresa, baseada em consistência, disciplina, foco e gestão de risco, e aumenta ainda mais a nossa oportunidade de criar valor para os nossos acionistas”, ressalta o diretor Presidente da Minerva Foods, Fernando Galletti de Queiroz.

Para a SALIC UK, o CEO Abdullah Aldubaikhi, ressalta a importância do investimento na vocação natural da América do Sul para a produção de soft commodities em razão de fatores como clima, extensão de terras e disponibilidade hídrica, que geram uma série de oportunidades para empresas do setor que estão bem posicionadas para atuação no mercado internacional. Neste caso, Mohammed Abdulaziz AlSarhan, membro de board, destaca ainda o fato de a Arábia Saudita importar a maior parte da carne que consome e 100% dos grãos, as commodities que estão no foco da SALIC UK.

Mercado de carne em alta na Arábia Saudita

Como pontos positivos da operação, Minerva e SALIC UK ressaltam também como pontos positivos o fato de a Arábia Saudita reabrir recentemente o mercado à carne brasileira. Trata-se de um país que, historicamente, se apresentou como um dos principais importadores da carne brasileira e que tem potencial de ampliar esta participação em médio e longo prazos. Neste sentido, destaca-se a posição privilegiada da Minerva que, na região, é a maior exportadora de carne resfriada e a segunda maior em carne congelada.

Neste cenário, Minerva e SALIC UK avaliam a oportunidade de estruturar uma joint venture para atuar no setor de distribuição de carne bovina na Arábia Saudita, com planos de expansão para os outros países do Oriente Médio, uma região onde a Minerva, inclusive, já possui três escritórios comerciais. Fonte: Ascom