Um projeto de lei (PL) em tramitação na Câmara Municipal de São Paulo tem gerado críticas de moradores do entorno do Elevado Presidente João Goulart, o Minhocão. De autoria do vereador Gilson Barreto (PSDB), prevê a extensão do horário de tráfego de veículos até as 21h30 nos dias úteis. Desde 2018, o viaduto é fechado para automóveis após as 20 horas, com a liberação da circulação de pedestres e ciclistas até as 22 horas.

De número 625/2019, o PL recebeu o aval da Comissão de Administração Pública, presidida por Barreto, na quarta-feira, 19. O argumento do vereador é que a extensão do horário é voltada aos veículos que têm restrição de circulação na região até as 20 horas, por causa do rodízio.

Na justificativa do projeto, também aponta que o tráfego nas vias abaixo do elevado colocariam os motoristas e passageiros em risco para roubos e outros crimes, porém não foram apresentados dados ou estudos de tráfego. Em abril, o projeto foi aprovado por maioria de votos na Constituição, Justiça e Legislação Participativa.

A aprovação nas comissões foi criticada por parte dos vizinhos e frequentadores do elevado. O coletivo Parque Minhocão chamou o projeto de um “retrocesso que afeta a saúde mental e a qualidade de vida dos moradores do entorno” e citou o barulho e a poluição gerada pelos automóveis.

Procurada, a Prefeitura não se manifestou sobre o projeto. O uso do Minhocão como espaço de lazer tem sido incentivado pelas últimas gestões. Em 2021, por exemplo, bancos e arquibancadas de madeira passaram a ser instalados em pontos do elevado aos fins de semana.

A primeira restrição de tráfego de veículos no elevado ocorreu em 1976, cinco anos após a inauguração. O horário de fluxo de automóveis foi reduzido ao longo das décadas até chegar ao atual, autorizado das 7 às 20 horas, nos dias úteis, e vetado nos fins de semana e feriados.