São Paulo, 30 – O Ministério da Agricultura abriu inscrições gratuitas, até 21 de outubro, para o Smart Farm Mapa Conecta, com o objetivo de conectar startups a investidores e aceleradoras para escalarem seus negócios com soluções para a cadeia produtiva de grãos. Segundo comunicado do ministério, trata-se de um espaço ideal para networking, visibilidade e oportunidades de negócios do setor.

Os desafios da chamada estão associados a duas grandes áreas de interesse: Green Techs e Food Techs.

Dentro da primeira estão o manejo sustentável do solo; reciclagem de resíduos; purificação da água; redução de CO2; energia limpa; conservação de recursos naturais; proteção do meio ambiente; recuperação de áreas degradadas; uso de tecnologia e ciência para criação de produtos ecologicamente corretos.

Para as Food Techs, os temas são: tecnologia digital; plataforma e-commerce; automação na lavoura; Inteligência Artificial; redução no consumo de água na colheita; bioinsumos; clima; transporte e armazenamento com embalagens inteligentes; desenvolvimento de produtos com proteínas plant-based e novos ingredientes.

Faltava trabalho para 23,934 milhões de pessoas no Brasil no trimestre até agosto

O desafio ocorrerá em formato híbrido e fará parte da programação de um dos maiores eventos de inovação para o agro no País, o AgroBIT Brasil, a ser realizado nos dias 8 e 9 de novembro de 2022, no Parque de Exposições Governador Ney Braga, em Londrina (PR).

As startups pré-selecionadas deverão apresentar seus pitches para uma comissão julgadora formada por técnicos e investidores no dia 8 de novembro de 2022. A partir daí, serão classificadas três finalistas, que terão a oportunidade de apresentar as soluções para todos os participantes do AgroBit durante o encerramento do AgroBit, em 9 de novembro.