21/04/2014 - 11:03
O Brasil é um dos maiores exportadores de produtos agropecuários do mundo, tendo embarcado, somente no ano passado, mais de 145 milhões de toneladas de matérias-primas. Neste ano, não somente os gigantescos cargueiros estão levando os produtos brasileiros ao Exterior, como também os transatlânticos de luxo europeus. De carona no evento mais importante do futebol, a Copa do Mundo, que será sediada no Brasil, a companhia da Estônia Tallink Group, maior operadora de cruzeiros do norte da Europa, resolveu lançar o tema “Seja Brasileiro”, para atrair três mil turistas para conhecer um pouco mais sobre a cultura do País. “A Copa do Mundo é a paixão dos europeus, que também adoram ver a Seleção Brasileira em campo”, diz Raquel de Almeida Salgado, presidente da Associação Brasileira dos Importadores e Exportadores de Bebidas e Alimentos(Abba).“Era natural que o tema fosse tão bem aceito pelos turistas estrangeiros.”
A campanha, que previa apenas a venda de alguns produtos como chinelos, chocolates e, quem sabe, uma caipirinha no bar, após ganhar a parceria da ABBA, no projeto “Brasilian Flavors”, levou a bordo a chef
Heloisa Bacellar, dona do restaurante Lá da Venda, de São Paulo, para que ensinasse aos cozinheiros dos navios algumas receitas bem brasileiras que serão oferecidas aos turistas. Entre elas, o arroz carreteiro, o acarajé e até a tradicionalíssima feijoada, com direito a farofa. “Os chefs ficaram enlouquecidos com a nossa culinária”, diz Helô, como é mais conhecida. “Não faziam ideia do que dava para fazer com palmitos, feijão e farinha.”
Um dos produtos que mais se destacaram, por incrível que pareça, foi uma pimenta bem diferente, conhecida como Biquinho, que, apesar do cheiro e do aroma característicos, não arde. Para Roberto Ohara, dono da paulista, Sakura, que processa 150 toneladas de pimentas por ano, as empresas deveriam fazer mais degustações de seus produtos no Exterior, em vez de somente vender. “O cliente não vai comprar se não souber em que usar”,diz Ohara. Ao final da excursão marítima, os turistas ainda poderão comprar os ingredientes empregados nos pratos brasileiros. A campanha conta com a parceria da Apex.