10/11/2015 - 15:19
A Nescafé Dolce Gusto anuncia os classificados para a próxima fase do Concurso Colheita Premiada, iniciativa que vai eleger o melhor café produzido no Brasil. Após análise das amostras inscritas, que vieram de várias regiões produtoras do País, a organização selecionou 16 lotes para a etapa classificatória. Entre os finalistas estão representantes dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Clique aqui e veja a lista completa.
A partir de agora, para a escolha do melhor café, as amostras serão degustadas utilizando a metodologia de avaliação de qualidade da Nestlé, com acompanhamento da Brazil Specialty Coffee Association (BSCA) e auditoria da Safe Trace. Uma comissão julgadora vai avaliar o café e selecionar os finalistas para as categorias Arábica via seca, Arábica via úmida e Conilon.
O lote vencedor do Concurso Colheita Premiada será anunciado no dia 27 de novembro. O produtor ou grupo de produtores do lote campeão terão 850 sacas adquiridas pela Nestlé para a produção de uma edição especial de cápsula 100% brasileira de Nescafé Dolce Gusto. O novo produto será produzido no Brasil, na fábrica de Montes Claros (MG), e comercializado a partir de julho de 2016 em todos os países em que a marca está presente.
O concurso é uma iniciativa desenvolvida pela Nestlé, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e organizada pela Associação Brasileira de Cafés Especiais. Para participar, os produtores tinham que ter sua produção certificada por um padrão independente de sustentabilidade.
Investimentos
A edição limitada 100% brasileira de Nescafé Dolce Gusto será produzida na nova fábrica de cápsulas que será inaugurada em dezembro deste ano, na cidade de Montes Claros (MG). Esta é a primeira fábrica de Nescafé Dolce Gusto fora da Europa e está recebendo um investimento de aproximadamente R$ 200 milhões em sua construção.
A fábrica está gerando inicialmente cerca de 90 empregos diretos e outros 1 mil indiretos. Essas oportunidades devem aumentar gradualmente com a evolução da produção.
Além disso, visando garantir a produção sustentável do café verde no longo prazo e assegurar a qualidade dos produtos Nescafé, a Nestlé também desenvolve no Brasil, desde 2011, o Nescafé Plan, um programa global alinhado com a plataforma de Criação de Valor Compartilhado da companhia, que se baseia na premissa de que tão importante quanto gerar valor aos acionistas da companhia é gerar valor para as comunidades em que a empresa está inserida.
Por meio do Nescafé Plan, a Nestlé fornece apoio aos agricultores, com capacitação, treinamento e acompanhamento técnico das propriedades rurais, orientando os produtores a implementar as práticas estabelecidas no código 4C (Código Comum da Comunidade Cafeeira), que incluem princípios nas dimensões social, ambiental e econômica. Fonte: Ascom