A Nestlé informou nesta quarta-feira, 19, que as vendas da companhia nos nove primeiros meses de 2022 avançaram 9,2% na comparação com igual período do ano passado, atingindo 69,13 bilhões de francos suíços (cerca de US$ 68,86 bilhões) ante 63,29 bilhões de francos suíços obtidos no mesmo período de 2021. Analistas consultados pela própria companhia esperavam vendas de 68,91 bilhões de francos suíços (US$ 68,66 bilhões).

No período, o crescimento orgânico da companhia foi de 8,5%, enquanto o crescimento interno real foi de 1%. O crescimento orgânico ficou acima das estimativas dos analistas, que esperavam alta de 8,3%, enquanto o crescimento interno real ficou abaixo das expectativas de e 1,2% no período. Os preços aumentaram 7,5%, refletindo o custo significativo da inflação

A empresa atribuiu o resultado ao ajuste de preços realizado para refletir a inflação, afirmou o CEO da Nestlé, Mark Schneider, no comunicado para divulgação de resultados. Ele ponderou, no entanto, que o ambiente econômico desafiador continua como uma preocupação para muitas pessoas, “afetando seu poder de compra”. As vendas da companhia foram influenciadas principalmente pelo negócio de alimentação para pets Purina PetCare. A companhia também destacou as vendas expressivas das marcas Nescafé, Nespresso e Starbucks.

Nestlé Monta fábrica que ‘pensa’ e tem máquinas que ‘conversam’

A Nestlé informou, ainda, que os segmentos de nutrição infantil e de confeitaria tiveram crescimento de dois dígitos, assim como o segmento de água. No geral, os lácteos foram liderados especialmente pelos cremes de café e uma recuperação dos produtos caseiros.

Para o acumulado do ano fiscal de 2022, a Nestlé projeta crescimento orgânico das vendas em torno de 8%, ante uma previsão anterior entre 7% e 8%. A empresa manteve a expectativa de margem de lucro para em torno de 17%. A companhia espera ainda que o lucro subjacente por ação em moeda constante e a eficiência de capital aumentem.