A Nexsteppe, empresa dedicada ao desenvolvimento da próxima geração de matérias-primas sustentáveis para as indústrias de base biológica, biocombustíveis e bioprodutos, anunciou nesta quinta-feira (25) a arrecadação de US$22 milhões (aproximadamente  R$ 46 milhões) em sua terceira rodada de investimentos.

Nexsteppe é uma empresa de sementes focada no desenvolvimento de cultivos que oferecem matérias-primas dedicadas às indústrias de biocombustíveis, bioenergia e bioprodutos. A biomassa e os açúcares resultantes dos cultivos da Nexsteppe podem ser processados em caldeiras de biomassa, digestores anaeróbios e biorrefinarias e transformados em diversos produtos, desde energia e eletricidade, passando por biocombustíveis de primeira e segunda geração, até plásticos e produtos químicos.

As indústrias de base biológica estão passando por um acelerado crescimento, motivado pela crescente demanda por energia, pela necessidade de segurança energética, pela volatilidade dos preços dos combustíveis fósseis e pela preocupação com a pegada ambiental. Para manter este crescimento, estas empresas precisam de matérias-primas sustentáveis, confiáveis e em escala industrial, que não terão impacto negativo no meio ambiente ou no fornecimento global de alimentos.

Esta necessidade reflete o atual momento de início das atividades em escala comercial das primeiras biorrefinarias de celulose norte-americana nos EUA. Os produtos Nexsteppe, otimizados para essas aplicações, permitirão à bioenergia e aos bioprodutos se tornarem mais conhecidos como solução em larga escala.

A empresa aplicará seus investimentos para continuar melhorando seu sorgo biomassa Palo Alto e seu sorgo sacarino Malibu, carros-chefe da Nexsteppe, já disponíveis no Brasil e nos EUA. Além disso, sua linha de produtos será expandida, assim como os esforços no desenvolvimento de novos negócios no mundo.

De acordo com a CEO da Nexsteppe, Anna Rath, “a empres a já demonstrou ser líder de mercado nos cultivos de biomassa dedicada. Agora nós queremos atingir rapidamente um nível de escalabilidade e presença global que tornarão estes cultivos soluções confiáveis e competitivas para indústrias de base biológica no mundo”.

Nesta nova rodada, as empresas Total Energy Ventures e ELFH Holding – empresa da família alemã Berninghausen, tradicional investidora em energia limpa, madeira e imóveis – se juntam aos atuais investidores, como a Braemar Energy Ventures, CYM Ventures e DuPont Ventures. A Total Energy está envolvida ativamente no desenvolvimento de soluções inovadoras para a produção de biocombustíveis e bioprodutos por meio de apoio a programas de pesquisa e desenvolvimento acadêmico e industrial, e participação em
diversas empresas e startups.

Seu objetivo é aumentar o uso de matérias-primas que não concorram com o plantio de alimentos. “A disponibilidade de matéria-prima de maneira sustentável será crítica para o desenvolvimento das indústrias de base biológica e nós acreditamos que a Nexsteppe irá liderar este fornecimento. Nós estamos confiantes de que, trabalhando em conjunto, a Total e a Nexsteppe irão dominar cada vez mais esta cadeia produtiva”, diz o CEO da Total Energy, François Badoual.