A Binance foi processada nesta segunda-feira, 27, pela Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC, na sigla em inglês) sob acusação de violar as regras dos Estados Unidos que exigem que futuros e outros derivativos sejam negociados em plataformas regulamentadas.

O processo da CFTC também nomeou como réus Changpeng Zhao, fundador da Binance; e Samuel Lim, que a agência disse ter sido o primeiro diretor de conformidade da Binance.

A ação busca restituição e multas, bem como uma ordem que impeça as empresas de qualquer conduta contínua que viole as regras dos EUA.

A Binance adotou uma “abordagem calculada e em fases para aumentar sua presença nos Estados Unidos”, apesar de dizer publicamente que restringia os americanos de usar sua plataforma, alegou a CFTC no processo civil, dizendo que a empresa solicitou clientes varejistas e institucionais, apesar de não ter registro para tal.

O processo alega que Zhao e Lim falharam em supervisionar as atividades de suas empresas, “inclusive ao auxiliar e instruir clientes localizados nos Estados Unidos a fugirem dos controles de conformidade”. O processo descreve a estrutura corporativa da Binance como um “labirinto de entidades corporativas” projetado para ofuscar quem possui e controla a exchange. Fonte: Dow Jones Newswires.