Após três anos de estagnação, as exportações da América Latina e do Caribe começaram a se contrair em 2014. Essa contração agravou-se no primeiro semestre de 2015, segundo a nova edição do Monitor de Comércio e Integração do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que será lançadano dia 16 de outubro.

O desempenho negativo que em parte é devido à desaceleração da economia da China e o consequente arrefecimento da demanda, além da diminuição dos preços dos produtos básicos exportados pela América Latina e pelo Caribe, produziu a maior contração nas exportações da região desde o colapso comercial de 2009.

O relatório analisa a situação regional e destaca a urgência de promover políticas públicas focadas na promoção da diversificação comercial, em um contexto caracterizado pelo aumento da volatilidade das moedas e as perspectivas de encarecimento das condições de acesso ao financiamento internacional.

A apresentação oficial do Monitor será realizada em coordenação com o Instituto Centroamericano de Administración de Empresas (INCAE). Após a apresentação haverá uma análise de primeiro nível com especialistas costarriquenhos da área de comércio e investimento. O evento será transmitido em espanhol via streaming pela internet através deste link.

Serviço:

Quando: Sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Horário: 8:30h (hora de Costa Rica); 11:30h (hora de Brasília)

Local: Hotel Marriott Costa Rica, Heredia, Costa Rica

Fonte: Ascom