07/02/2025 - 14:35
Nova York, 7 – O Estado de Nova York, nos Estados Unidos, ordenou nesta sexta-feira o fechamento de todos os mercados de aves vivas na cidade de Nova York e em alguns subúrbios por uma semana. A medida ocorre após a detecção de sete casos de gripe aviária, que já afetou fazendas em todo o país e levou ao abate de milhões de aves.
A governadora Kathy Hochul afirmou que não há ameaça imediata à saúde pública e que o fechamento temporário dos mercados de aves foi uma medida de precaução. Nenhum caso de gripe aviária foi detectado entre seres humanos em Nova York, segundo as autoridades.
A ordem foi emitida após sete casos de gripe aviária serem constatados em aves durante inspeções de rotina nos mercados de aves vivas nos bairros de Bronx, Brooklyn e Queens, na cidade de Nova York.
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) disse que o vírus representa baixo risco para o público em geral. A agência informou que foram confirmados 67 casos de gripe aviária em humanos nos EUA, com sintomas leves e, na maioria das vezes, verificados entre trabalhadores rurais que tiveram contato com aves doentes ou vacas leiteiras.
Em Nova York, os mercados em que o vírus foi observado devem descartar todas as aves de forma sanitária, conforme a ordem. Outros mercados de aves que não tiverem casos deverão vender as aves restantes e depois permanecer fechados por pelo menos cinco dias, sendo inspecionados pelas autoridades estaduais antes de reabrirem. Fonte: Associated Press