Rei das cozinhas, Sergio Arno investe na criação de cabritos com

planos de ter carne com grife

SERGIO ARNO: para fazer o prato perfeito, agora cria cabritos

Na gastronomia Sergio Arno é referência. Ganhador de vários prêmios internacionais, ele é considerado um dos principais chefs do País. Arno também é dono de um apurado tino para negócios e seu faro apontou para o campo brasileiro. Proprietário de nove restaurantes, entre eles o La Vecchia Cucina, La Pasta Gialla, Alimentari, Boteco da Pizza, Duets e 33s, que lhe rendem um faturamento anual de R$ 1,2 milhão, sua nova aposta está na caprinocultura, ou seja, na criação de cabritos. No início do ano ele criou a Agropecus, localizada no município de Itapetininga, interior de São Paulo. Trata-se de um projeto voltado para a criação desses animais, com o objetivo de produzir carne com alto padrão de qualidade e reinar em um mercado que vem crescendo nos últimos anos. “A idéia desse projeto nasceu da necessidade dos meus próprios restaurantes. Hoje não se tem um padrão de qualidade para esse tipo de carne e nem uma freqüência de abastecimento.

REQUINTE: carne fornecida pelo novo criador terá padrão de gosto e maciez

É um mercado muito mal explorado”, conta Arno, que revela planos ambiciosos para a nova empresa. “Queremos ser referência de qualidade na produção desse tipo de carne”, planeja.

A prova de que os planos são arrojados está no volume de investimento. Até agora, a estimativa é de que R$ 500 mil já foram investidos e até o final da implantação esse valor deve alcançar R$ 2 milhões. “Teremos uma ótima estrutura e animais de muita qualidade.” A raça escolhida para o projeto foi a Boer, devido à sua precocidade de abate, estimada em quatro meses. Por enquanto, o rebanho do chef possui apenas mil cabeças, mas a expectativa é de que, até 2010, ele já possua seis mil cabeças, tendo capacidade para o abate de 1,2 mil cabeças por dia. “Esse é um número conservador. Só os meus restaurantes consomem cerca de 55 cabeças por dia.”

E se engana quem acha que a idéia de Arno seja apenas fornecer matéria-prima. A menina-dos-olhos da nova empreitada é a comercialização de cortes nobres e diferenciados, já embalados, diretamente ao consumidor, sob a marca Alla Griglia. “A marca própria proporcionará um valor agregado muito maior”, explica. Segundo Arno, serão cerca de dez cortes nobres, além de algumas criações, como a lingüiça de cabrito e o hambúrguer de cabrito. “A idéia é colocar essa linha de produtos em lojas especializadas e em nossos restaurantes ainda no primeiro semestre de 2009.”

Parte fundamental para o sucesso do programa está na criação dos cabritos, um tipo de animal que requer uma série de cuidados para que seja produtivo. É nessa hora que entram em cena seus dois sócios no novo negócio. O primeiro é Dráuzio Barreto, pecuarista que há mais de 14 anos cria nelore mocho P.O. Amigo de infância de Arno, ele é o dono da fazenda Araras, uma propriedade de 1,6 mil hectares, dos quais 300 hectares estão destinados para a Agropecus. Foi dele que partiu o estalo para a execução do projeto. “Falei para o Arno que essa era uma área que valia a pena investir, pois é um mercado em crescimento e em que não há grandes produtores”, lembra. O outro sócio é o zootecnista Rafael Sene, responsável pelo trato dos animais no dia-a-dia da fazenda. “Nós fazemos um trabalho intenso de acompanhamento para verificar as qualidades que diferenciam os animais, como taxa de gordura, marmoreio da carne, ganho de peso, etc.”, pondera Sene. São eles que revelam que os planos da empresa vão além da produção de carne. No futuro, eles pretendem também comercializar a genética do grupo. “Teremos um plantel com as melhores características voltadas para a produção de carne. E, à medida que esse mercado crescer, a venda de genética será um ótimo negócio”, conta Barreto, que também quer fomentar a criação entre fazendeiros vizinhos através da garantia de compra da produção. “Assim podemos crescer com um custo mais baixo.”

PARCERIA: o zootecnista Rafael Sene com o colega Dráuzio Barreto. Ambos são sócios de Sergio Arno no negócio

Arno também possui outros planos para incrementar seu novo negócio. Até o ano que vem ele deve inaugurar um restaurante temático na cidade de Itu (SP), focado em carne de cabrito. Segundo o empresário, será um espaço com minifazendas e vários pratos feitos à base de carne de cabrito. “Sempre quis ter um restaurante temático, mas ainda não tinha encontrado um foco interessante, até aparecerem os cabritos. Afinal, ainda não existe o rei dos cabritos”. Só resta desejar bom apetite.