01/11/2008 - 0:00
PARA TODOS OS GOSTOS: em Itaipava (RJ), nelorista também vende carnes exóticas em sua butique
Urbano de nascença e caipira por opção, o empresário Fernando Eduardo Cardoso, o “Tico Cardoso”, conseguiu o que muita gente tenta uma vida inteira e, muitas vezes, não consegue. Na pequena cidade de Itaipava, na serra fluminense, ele associa a tranqüilidade da vida no campo com as benesses da cidade. Carioca da gema, ele é o homem técnico do Consórcio ISOM – Ivete Sangalo e Olavo Monteiro. Sua vida, nos últimos anos, tem sido dedicada à pecuária. Em setembro passado, por exemplo, uma de suas apostas, o touro Basco da Santarém, sagrou-se campeão na Expoinel, causando burburinho entre os criadores. “É um dos melhores animais que vi recentemente”, atesta Aprígio Lopes Xavier, um dos fundadores da ABCZ e dos maiores entendidos da raça nelore. “Esse convívio com o campo é fabuloso. Acho que não me adaptaria novamente à vida na cidade”, comenta Tico.
O jeito encontrado por Tico foi justamente fazer de sua pequena cidade um local para se ganhar a vida. Próximo à Fazenda Santarém, onde estão os animais do consórcio, o empresário mantém outros três negócios, duas casas noturnas e uma butique de carnes, espécie de “menina-dos-olhos”. Em parceria com o sócio Ricardo Deo, ele vende todo tipo de carne exótica, de cervos a codornas, passando por coelhos e alguns cortes de peixes mais valorizados. “Esse foi um dos primeiros negócios que eu entrei, logo quando me mudei para cá”, diz. “Acho que era uma espécie de chamado para as coisas do campo”, brinca.
Sobrinho do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e neto de um ex-presidente do Banco do Brasil, ele brinca sobre a melhor forma de levar a vida. “Quero fazer o meu trabalho com calma e daqui a alguns anos ser reconhecido por ter contribuído de alguma forma”, sintetiza. Dono de duas casas noturnas em Itaipava, Tico acredita que o mundo rural é o melhor caminho a ser trilhado. “A criação de gado no Brasil, tem se mostrado um negócio fantástico, com uma grande taxa de retorno”, avalia. Em função de tecnologias como fertilização in vitro e transferência de embriões, ele comenta a rapidez dos resultados. “Com algum investimentos e escolhas acertadas é possível, em pouco tempo, grandes resultados”. Palavra de quem já fez um campeão em Uberaba.