ENERGIA QUE BROTA DA TERRA: intenção do governador é aumentar a produção de combustíveis renováveis

Quando criança, a diversão de Brian Schweitzer era ajudar seus pais a cuidar das lavouras de milho e alfafa no rancho da família, em Montana, nos Estados Unidos. Ainda jovem, assumiu o comando da empresa e, graças ao agronegócio, prosperou. Hoje ele é governador do Estado de Montana e quer ajudar outras famílias a seguir no rumo da prosperidade. A idéia de Schweitzer é investir US$ 150 bilhões em tecnologia para a produção de energia limpa, criando pelo menos cinco milhões de novos “empregos verdes”, tanto no campo quanto na indústria. O plano é ousado, mas ele conta com a ajuda do novo presidente norte- americano, Barack Obama, para atingir seu objetivo.

Eleito em 2004, ele já cortou impostos antes cobrados dos produtores rurais e aumentou significativamente a produção de energia limpa no Estado, mas não conseguiu avançar com suas idéias verdes por conta dos constantes vetos de George W. Bush. “Agora chegou a hora da mudança”, comemora Schweitzer. “Temos que acabar com a dependência americana ao petróleo. Precisamos de um novo sistema energético que seja limpo, verde e produzido aqui, pelo nosso povo. Agora temos um presidente que pode conduzir nossa nação neste sentido”, continua.

PRODUÇÃO TURBINADA: plano verde de Schweitzer promete estimular a produção de milho nos Estados Unidos

Segundo o governador, não existe momento mais propício para investimentos em novas tecnologias para a geração de energia limpa do que agora, uma vez que os Estados Unidos importam mais de 70% do petróleo utilizado, pagando bilhões de dólares todos os anos por isso. Outro problema citado são os danos ambientais causados pelos combustíveis fósseis, que estimulam o aquecimento global e vêm provocando grandes catástrofes naturais, como o furacão Katrina, nos últimos anos.

A principal aposta de Schweitzer são os biocombustíveis. Afinal, existem hoje mais de 250 milhões de veículos rodando nos Estados Unidos. Se mantiver a postura alinhada ao novo presidente, o incremento da produção de milho para etanol é aposta certa. Para os veículos pesados, a saída é o biodiesel produzido a partir da jatropha – ou pinhão-manso, como é mais conhecido no Brasil. Projetos voltados para a geração de energia eólica, solar, além de uma rede mais eficiente de distribuição, também estão na pauta do governador de Montana.

Os investimentos devem começar a partir de janeiro, quando Barack Obama toma posse, mas o trabalho para fazer uma “revolução verde” nos Estados Unidos já começou. Assessores já traçam os novos incentivos, que prometem mudar a vida de muita gente. “Meu avô chegou aqui sem nada além das roupas do corpo, mas crescemos graças ao agronegócio. Agora quero usar a minha experiência para ajudar outras famílias a prosperar também”, completa Brian Schweitzer, já em clima de campanha para a reeleição no Estado.