01/10/2015 - 13:17
O Grupo Ferrero apresentou seu 6º relatório de responsabilidade social corporativa na Expo Milão 2015, baseado nas atividades sustentáveis sob os aspectos sociais e ambientais que implementou em todo o mundo, de 1º de setembro de 2013 a 31 de agosto de 2014, bem como a visão estratégica do Grupo para 2020.
O evento possibilitou a participação da presidente da Ferrero International e presidente da Fundação Ferrero, sra. Maria Franca Ferrero; do ministro do Meio Ambiente da Itália, Gian Luca Galletti; do presidente da CONI, Giovanni Malagò; do professor Mario Molteni da Cattolica de Milão e do professor Agostino Macrì da Campus Bio-Medico de Roma. O evento foi aberto pelo presidente da Ferrero SpA, embaixador Francesco Paolo Fulci.
O relatório demonstra como o Grupo Ferrero tem a responsabilidade social em seu DNA. A Inovação, a preocupação com as pessoas, a transparência, o suporte às comunidades locais, a promoção do estilo de vida saudável, a proteção ao meio ambiente e um forte compromisso com as práticas agrícolas sustentáveis fizeram — e continuam a fazer — a história do Grupo.
O CEO do Grupo Ferrero, Giovanni Ferrero, lembra na introdução do relatório como seu pai Michele foi um pioneiro da CSR, perseguindo um conceito de trabalho que coloca os aspectos sociais acima do lucro: “a fábrica para o homem, não o homem para a fábrica”.
A nova estratégia de CSR da Ferrero, centrada em Pessoas e Fábrica, confirma o papel central do consumidor, através da seleção dos melhores ingredientes, inovação, qualidade, pequenas porções (85% dos produtos são menores que 130 quilocalorias) e transparência.
Além disso, a Ferrero sempre dedicou atenção às necessidades das pessoas, através da Fundação Ferrero (mais de 3.500 colaboradores e seus cônjuges), a Ferrero Social Enterprises (3.539 colaboradores) e Kinder+Sport, um programa que promove o estilo de vida saudável (3,8 milhões de crianças).
O Grupo Ferrero assumiu objetivos concretos para cumprir até 2020, para o desenvolvimento de práticas agrícolas sustentáveis e para minimizar seu impacto ambiental. Em particular, o programa “Valores Agrícolas da Ferrero” guia todas as atividades de responsabilidade social da Ferrero, realizadas em todas as cadeias de suprimento de seus insumos.
O Grupo já cumpriu os objetivos de 100% de óleo vegetal de palma sustentável com certificado da RSPO e 100% de ovos de galinhas de granjas na Europa. Além disso, no ano 2013/2014, o Grupo reduziu seu consumo de água em quase 6% e as emissões de CO2 em 5%, em comparação com o ano anterior; recuperou 91,6% dos resíduos e manteve uma produção própria de 70% da energia elétrica consumida por suas fábricas na Europa. Fonte: Ascom