Oito dos nove grupos que integram o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registraram altas em fevereiro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As famílias gastaram menos apenas com Vestuário, -0,24%, uma contribuição de -0,01 ponto porcentual para o resultado geral.

No grupo Vestuário, houve quedas nas roupas masculinas (-0,58%) e femininas (-0,45%), e joias e bijuterias (-0,72%).

Na direção oposta, houve elevação de gastos com os grupos Alimentação e Bebidas (0,16%, impacto de 0,04 ponto porcentual), Transportes (0,37%, impacto de 0,07 p.p.), Saúde e Cuidados Pessoais (1,26%, impacto de 0,16 ponto porcentual), Despesas Pessoais (0,44%, impacto de 0,04 p.p.), Educação (6,28%, impacto de 0,35 p.p.), Habitação (0,82%, impacto de 0,13 p.p.), Comunicação (0,98%, impacto de 0,05 ponto porcentual) e Artigos de Residência (0,11%, impacto de 0,01 ponto porcentual).

Regiões

Todas as 16 regiões investigadas pelo IBGE registraram alta de preços em fevereiro. O resultado mais elevado foi observado em Curitiba, 1,09%, enquanto o mais brando ocorreu em Rio Branco, 0,44%.