Olimpíada da Juventude

Radicado em Porto Alegre (RS), o cavaleiro uruguaio Marcelo Chirico obteve a medalha de ouro no salto na primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, realizados em agosto em Cingapura. Marcelo é o atual campeão gaúcho e brasileiro da categoria junior. A Colômbia faturou a prata, com Mario Gamboa; e a Arábia Saudita o bronze, com Dalma Rushdi H. Malhas. Representante do Brasil, Guilherme Foroni ocupou a nona posição.

 

Morre uma lenda

Considerado o melhor reprodutor da modalidade apartação de todos os tempos, Smart Little Lena morreu aos 31 anos, no dia 30/8. Criação do norte-americano Hanes Chatham, Smart Little Lena foi o primeiro Tríplice Coroado da National Cutting Horse Association (NCHA), em 1982. Ganhou fama sob a sela de Bill Freeman e como produtor de campeões e líderes em ganhos na NCHA na qual seus filhos já somam mais de US$ 34 milhões em prêmios.

Monumento ao lusitano

Considerada a “Golegã brasileira”, em referência à cidade portuguesa considerada a Capital Nacional do Cavalo, Águas de Lindoia (SP) ganhou um monumento em homenagem ao lusitano. A escultura foi instalada na antiga praça Itália, agora praça Golegã.

 

Vitória baiana

Dimitri de Luanda foi eleito o Grande Campeão Adulto de 2010 da XXX Semana Nacional Campolina em Belo Horizonte (MG). É propriedade do baiano Paulo Cesar Queiroz Rocha.

 

Freio de Ouro

Alcalina 441 Maufer e Pampa de São Pedro foram os ganhadores do mais cobiçado título do cavalo crioulo. A final do Freio de Ouro foi na Expointer, em Esteio (RS), no final de agosto. Montada por Nei Lima, Alcalina 441 venceu entre as fêmeas, enquanto Pampa, montado por Lindor Collares Luiz, levou o título dentre os machos.

 

Crioulo na atrelagem

Uma quadra formada por crioulos chamou a atenção da plateia na final do Freio de Ouro 2010 em Esteio (RS). Os animais da Estância São Francisco de Borja, de Amparo (SP), foram apresentados por Carolina Borja, que os treinou no Haras Larissa, de Monte Mor (SP), o primeiro centro de atrelagem do País.

 

 

Cânter

De 17 e 21 de novembro, a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe realiza a 29ª Exposição Nacional. Com a palavra, João Roberto Sorvilo, presidente da ABCCA.

Quais as novidades para a 29ª edição?

A maior novidade é a mudança do local depois de dez anos. Vamos fazer o evento maior do cavalo árabe no Helvetia Riding Center, em Indaiatuba (SP), considerado referência no setor.

Quais as expectativas em relação às inscrições?

Queremos superar os números de 2009 e chegar a mil animais entre provas funcionais e de halter.

Quantos leilões estão programados?

O Excellence 2010 promovido pelos Haras Vila dos Pinheiros, de Jaime Pinheiro, e pelo Haras Sahara, de Salim Mattar. O outro leilão é de cavalos montados, organizado pela ABCCA e com participação de vários criadores.

Com a vinda de estrangeiros, aumentam os negócios?

Sim, especialmente dos europeus que estão voltando a comprar.

Mais informações pelo site www.abcca.com.br