Apesar do atual estágio econômico do país, a agroindústria tem se mostrado cada vez mais forte no Brasil, com números positivos em diversos segmentos. A projeção de crescimento para 2016, por exemplo, é de até 2,2%, segundo analistas do setor. Mas, ainda assim, transformar o potencial de pesquisas e de desenvolvimento da área em oportunidades reais de negócios segue como um desafio para este campo.

É nesse cenário que a Oplen, consultoria especializada em desenvolvimento de softwares e soluções, investe em uma nova plataforma, a Phyll, que tem como objetivo promover a integração de dados e a gestão de recursos de PD&I para pesquisadores do mercado agrícola.

Com investimento de mais de R$ 2 milhões (composto por recursos próprios), a solução visa facilitar o gerenciamento de pesquisas e patentes e oferecer maior integração de dados, agilidade e inovação aos processos produtivos do mercado do agronegócio.

Entre os recursos que serão entregues pela plataforma estão a automatização de um Banco de Dados para o desenvolvimento de projetos, melhorando o processo de gerenciamento de negócios em paralelo com as pesquisas científicas. A proposta da Oplen é criar uma solução própria, capaz de impulsionar as pesquisas como um motor prático para gerar produtos e técnicas mais assertivas para os pesquisadores e empresas de PD&I. A disponibilidade da solução para o mercado está prevista para janeiro de 2017. Fonte: Ascom.