O publicitário Eduardo Fischer fez festa e leilão em dezembro para comemorar os 20 anos do seu Haras Villa do Retiro, de Boituva (SP), referência mundial na seleção de cavalos lusitanos. Os animais “do Retiro” vêm se destacando em pistas nacionais e internacionais e entre eles estão Relâmpago do Retiro – melhor da raça no adestramento na Olimpíada de Pequim 2008; Poderoso do Retiro – o melhor lusitano no Campeonato Europeu de Adestramento 2009; e Nobel do Retiro – vice-campeão mundial de equitação de trabalho por equipe em Portugal em 2002.

Tal pai, tal filho

Luiz Felipe de Azevedo Filho montando Special sagrou-se Campeão Brasileiro Sênior Top de 2010. A disputa aconteceu no dia 28/11 no Rio de Janeiro. Radicado na Europa, o atleta é filho de um dos mais consagrados cavaleiros do País, o duas vezes olímpico Felipinho Azevedo.

 

Rumo ao Pan

Rogério Clementino com o lusitano Sargento do Top foi o destaque da primeira seletiva para formação da equipe de adestramento para o Pan de Guadalajara 2011. Além de vencer o Prix St. George no CDI 3*, sagrou-se campeão brasileiro sênior 2010.

 

Na raia

A seletiva sul-americana para a final da Bank of America Racing Challenge Championship, que acontece nos EUA, com US$ 350 mil em prêmios, vai ser atração do Jockey Club de Sorocaba (SP) no dia 29 de janeiro.

 

 

Equitana

O Projeto Vitrine do mangalarga marchador, pretende divulgar a raça nos países europeus por um período de dois anos. A estreia será em março na Equitana, em Essen, Alemanha. Faz parte da tropa Patek de Maripá.

Novo comando

A Associação Brasileira do Cavalo Puro- Sangue Lusitano elegeu para presidir a entidade no biênio 2011/12 o empresário e nelorista José Francisco Brito Eusébio. Na pauta de ações, a criação de um comitê de marketing, realização de exposições regionais e um roadshow para levar a raça para grandes eventos.

Cânter

A maior feira mundial de cavalos acontece de 12 a 20/3 na Alemanha. Patrícia Opik, representante da Equitana no Brasil fala do evento e da participação de brasileiros.

Qual a importância da Equitana?

Além da mostra de cavalos de dezenas de raças, a feira é palco do lançamento de produtos das principais empresas do setor, e, portanto, um termômetro de como o mercado vai se comportar na temporada.

Quais as expectativas?

De superação da feira de 2009. E tudo indica que vamos conseguir. Fechamos 2010 com a confirmação de participação de mais de 40 países.

O Brasi vai estar presente?’

Além de dez empresas, vamos ter o mangalarga marchador, o campolina e o lusitano. Os criadores terão a oportunidade de mostrar seus produtos para consumidores de todo o mundo.