Os aplicativos de celular 99 Taxis e Easy Taxi viraram febre no País, fazendo com que os clientes pudessem pedir carro com a facilidade de um clique, onde quer que estivessem. Após a fama dessa plataforma entre os taxistas, uma ideia análoga chegou ao setor de logística, desta vez exclusivamente para facilitar o trabalho dos caminhoneiros autônomos. Batizada de TruckPad, a tecnologia criada pelo economista Carlos Alberto Mira está disponível para download gratuito desde janeiro deste ano, na Google Play, a loja de aplicativos do sistema Android para smartphones. “É um aplicativo que conecta o caminhoneiro às cargas”, diz Mira.

A startup já conseguiu cadastrar mais de 500 caminhoneiros, cujos perfis incluem suas informações profissionais e as características do veículo. Com o GPS do celular ativado, o aplicativo informa a localização do motorista. Assim, o contratante pode encontrar prestadores num raio de até 50 quilômetros da localidade desejada e ainda fazer uma busca com filtros para selecionar o tipo de veículo e o perfil do motorista ideais. Mira espera que, em até dois anos, a plataforma tenha mais de três mil cadastrados. “A gente quer se posicionar como a primeira e a maior comunidade de caminhoneiros do Brasil.

O caminhoneiro ofertas de carga diretamente no celular. Ele pode recusar o serviço, aceitá-lo logo de cara ou pedir informações mais detalhadas. O aplicativo então abre um chat para contato, em seguida, o prestador preenche um formulário, recebe a ordem de carregamento e pode iniciar o trabalho imediatamente. Segundo Mira, a iniciativa leva praticidade para a rotina do motorista. “Antes, esse caminhoneiro poderia rodar muitos quilômetros em busca de uma carga”, diz. “com o TruckPad, é a carga que vai até ele.” o caminhoneiro também recebe a nota fiscal da mercadoria através do aparelho.

Mas a maior vantagem é poder enviar o protocolo de entrega da carga para o cliente, com uma foto da nota fiscal assinada, com imagens das condições da carga entregue e que identifiquem o recebedor. “Em vez de esperar até 15 dias para provar a entrega, com o protocolo enviado pelo TruckPad, o motorista agiliza o pagamento do saldo final do frete”, diz Mira. A plataforma também permite compartilhar a rota com o cliente, a família e os amigos. “O aplicativo traz mais segurança para o motorista, eficiência, econo- mia de tempo e combustível.”

A TruckPad não é a única empresa de olho nesse nicho de mercado. A Iveco Latin America, fabricante de caminhões do Grupo Fiat, lançou o aplicativo Iveco Brasil, em 2010, focado em frotistas e caminhoneiros, mas que pode servir a qualquer pessoa que se aventure a percorrer as estradas brasileiras. O aplicativo gratuito para celulares iPhone traça rotas rodoviárias e faz cálculo de gastos com combustível. Por ser um programa voltado ao relacionamento com os clientes da empresa, ele realiza busca de concessionárias da Iveco e agendamento de visita, além de simulação de financiamento para a compra de veículos da marca.

Outros aplicativos também podem ser úteis ao motorista. O SOS Motors, para iPhone, localiza oficinas mecânicas, lojas de pneus e autopeças, entre outros serviços para a manutenção do veículo. Já para celulares Android, o SocialFuel encontra postos de combustível próximos e faz a comparação dos preços dos combustíveis, como o diesel. Outra opção é o Controle de Combustível TB, que registra o abastecimento do veículo e gera um relatório com a média de consumo para controle de gastos.

No entanto, segundo Mira, para desfrutar dessa tecnologia, os celulares precisam estar conectados à internet, uma questão ainda delicada. “O Brasil ainda deixa a desejar no quesito conexão”, diz ele. “Mas, aos trancos e barrancos, a internet tem evoluído.” O empresário conta que, neste ano, vai lançar as versões do TruckPad para iOS, o siste]ma do iPhone, e para Windows Mobile. Por enquanto, a agência de transportes WF Cargas, de São Paulo, tem exclusividade para ofer]ar as cargas. Mas, assim que o aplicativo alcançar a meta de cadastrados, ele será aberto para outros usuários. Ou seja, qualquer produtor de soja poderá encontrar um caminhoneiro disponível para contratação de frete na região de sua fazenda, por exemplo. Por sua ideia inovadora, o TruckPad con]quistou o primeiro lugar na edição paulista da “DEMO Brasil”, um dos mais importantes encontros de empreendedores, realizado na Feira do Empreendedor do Sebrae, na capital paulista, em fevereiro. O próximo passo é disputar a etapa nacional da competição, em junho, no rio de Janeiro.