O contrato mais líquido do ouro fechou em leve alta nesta sexta-feira, 23, em mais uma sessão atenta às negociações pela elevação do teto da dívida dos Estados Unidos. Além disso, o dia contou com a divulgação de uma série de indicadores da economia norte-americana, o que impactou nas perspectivas sobre o aperto monetário pelo Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA). Na semana, a visão de que o banco central norte-americano deverá apertar ainda mais sua política pressionou os preços do metal.

Na Comex, divisão para metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o ouro com entrega prevista para em junho fechou a US$ 1944,30 a onça-troy, em alta de 0,03%. Na semana, houve recuo de 1,88%.

A semana difícil do ouro está terminando com alguns investidores buscando proteção caso as negociações do teto da dívida atinjam um grande obstáculo, avalia Edward Moya, analista da Oanda. Se não fosse por outra rodada de dados hawkish, o ouro estaria terminando a semana com uma alta muito mais forte, diz o analista. A Pantheon considera que os dados fortes de inflação pelo índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) divulgado nesta sexta elevaram o risco de um novo aumento de juros pelo Fed na próxima reunião.

Para Moya, o ouro está em uma zona de perigo, pois permanece o otimismo de que o impasse do teto da dívida será resolvido e a resiliência econômica dos EUA forçará o Fed a manter as taxas mais altas por mais tempo. O ouro pode se beneficiar se a inflação não for muito rígida e o mercado de trabalho começar a abrandar, avalia.

A próxima semana fornecerá clareza sobre o que acontece com o padrão de observação dos EUA e se a economia dos EUA permanecer muito forte e justificar mais aperto do Fed, incluindo a publicação do payroll.

Em resposta a esses desenvolvimentos, os rendimentos dos títulos aumentaram significativamente e o dólar se valorizou visivelmente, lembra o Commerzbank.

“A correção do preço do ouro que havíamos previsto durante os meses de verão começou um pouco mais cedo. No entanto, vemos apenas um potencial negativo limitado porque acreditamos que o Fed concluiu seu ciclo de alta de juros”, diz o banco alemão.