O ouro recuou fechou em baixa, após semana marcada por expectativas renovadas de mais aperto monetário pelo Federal Reserve (Fed).

Na Comex, divisão para metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o ouro com entrega prevista para junho fechou em queda de 1,42%, a US$ 1.990,50 por onça-troy. Na semana, o ouro teve baixa de 1,25%.

A Oanda observa que as incertezas sobre o caminho dos juros nos Estados Unidos está influenciando a “indecisão” de investidores do ouro, levando o metal a operar com instabilidade, embora próximo ao nível de US$ 2.000 a onça-troy. Nesta semana, dirigentes do Fed voltaram a reforçar que a inflação permanece alta no país e que a política monetária precisaria atingir nível “suficientemente restritivo” para controlar os preços.

Em relatório, o ANZ avalia que os preços do ouro devem permanecer limitados no curto prazo. Contudo, o metal precioso ainda deve se beneficiar das incertezas sobre o cenário econômico global, à medida que investidores aumentam alocações de ouro para se proteger.