20/05/2014 - 16:55
Fundada em 2005 em Florianópolis (SC), a PariPassu é uma empresa voltada para o fomento do desenvolvimento de cadeias produtivas de alimentos por meio da criação de ambientes e ferramentas que favoreçam a transparência, a colaboração e a simplicidade das relações entre os vários elos da cadeia produtiva. Desde sua criação, a empresa já rastreou mais de 1.500 produtos. O volume rastreado representa 1.332.166 quilos por dia, o que equivale a quase 1,5 milhão de quilos a cada dia.
O trabalho da PariPassu é orientar, organizar ações e medidas de procedimentos para contar a história dos produtos, além de coletar amostras dos mesmos, enviá-las ao laboratório para análise e, com o resultado em mãos, registrar os dados no sistema para que a política de correção seja implantada o mais rápido possível. “Com o tempo notamos que o processo evolui e os produtores vão melhorando seus resultados, além da qualidade final agradar o consumidor”, diz o CEO da empresa, Giampaolo Buso.
No entanto, a empresa não atende apenas atacadistas e distribuidores de alimentos. Os benefícios da PariPassu estão no conjunto de soluções para o controle de produção, rastreamento, processamento e qualidade do produto de maneira a atender os pontos críticos de controle das diversas cadeias produtivas, desde o produtor rural, passando pela agroindústria até o consumidor final. “Como resultado, as empresas que adotam o Sistema PariPassu têm, de maneira simples, eficaz e a um custo acessível, uma ferramenta sustentável para a orientação da organização e potenciais certificações nacionais e internacionais”, continua Buso.
Os sistemas da PariPassu permitem, por exemplo, ao supermercadista monitorar os alimentos in natura, por meio de análises de resíduos de agrotóxicos realizadas com amostras de FLV recolhidas em loja e também por rastreabilidade dos produtos (cadastro/controle dos produtores/fornecedores), maior precisão na identificação da origem dos problemas de uso excessivo ou incorreto de agrotóxicos na produção e, consequentemente, um plano de ação para solucioná-los.
Com uma carteira de clientes de grande porte como a ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), o Grupo Pão de Açúcar, Grupo Tomita Itimura, Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), Itaueira, Mallmann, entre outras, e vários projetos em andamento, todo o conteúdo gerado pela empresa é compartilhado com seus clientes e outros participantes dos vários elos da cadeia produtiva do agronegócio por meio de palestras, aulas e apresentações. Em 2013, a empresa recebeu o Prêmio GS1 de Automação na categoria Agronegócio. Hoje ela é membro do Conselho Construtivo da norma GSFI de Varejo e Atacado; do Grupo de Trabalho do Global Food Society
Initiative (GFSI), do Grupo de Trabalho de Rastreabilidade do Global G.A.P, além de participar de eventos como a Produce Marketing Association (PMA) e o Fresh Summit.