O cantor sertanejo Zezé Di Camargo está construindo um grande viveiro de pássaros na fazenda É o Amor, que fica em Araguapaz, no vale do rio Araguaia, em Goiás, onde cria gado nelore há 20 anos. O viveiro vai abrigar animais apreendidos pela polícia florestal da região que forem capturados de forma ilegal. A parceria foi fechada com o escritório regional do Ibama.

 

Laranja

Quanto vale?

Depois de muita conversa em 2011, o presidente- executivo da CitrusBR, Christian Lohbauer, acredita que até o fim de abril de 2012 deverá ser formado um conselho de citricultura para estabelecer a remuneração que os produtores de laranja receberão da indústria de suco. O Consecitros vai funcionar nos moldes do Consecana, para o pessoal da cana-de-açúcar, criado há pouco mais de um ano. Quem está por trás dessa tentativa de reunir as duas pontas da cadeia de citrus é o produtor rural e ex-secretário de Agricultura de São Paulo João Sampaio.

 

Diplomacia

Banho de agronegócio

Em novembro, 18 diplomatas brasileiros lotados em embaixadas na Europa, Ásia, Oriente Médio e América do Norte participaram do Programa de Imersão no Agronegócio Brasileiro, dos ministérios da Agricultura e das Relações Exteriores. O grupo esteve no Brasil visitando fazendas. Nos corredores dos ministérios, os diplomatas brasileiros são criticados por saber muito pouco sobre o agronegócio. O governo quer dar um basta nessa fama.

 

Confinamento

Dinheiro para engordar o gado

A Associação Nacional dos Confinadores (Assocon) e a Confederação Nacional da Agricultura vão entregar em dezembro, ao Ministério da Agricultura, proposta para que o governo crie uma linha de financiamento destinada aos pecuaristas que engordam gado em confinamento. Segundo o presidente da Assocon, Eduardo Alves de Moura, seriam necessários entre R$ 7 bilhões e R$ 10 bilhões por ano. As duas entidades reivindicam que o governo federal inclua a demanda do setor no Plano Nacional da Pecuária em 2012.

 

Terras

Soja atrai estrangeiros

Um documento apresentado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) mostra o que todo mundo já sabia ou desconfiava. O estudo da entidade realizado em 17 países da América Latina e do Caribe aponta um intenso processo de concentração e estrangeirização de terras na região nos últimos dez anos. Por causa da soja, as terras do Brasil e da Argentina são a bola da vez. Mas essas compras mostram outros países na mira dos investidores como o Uruguai e o Peru.

 

 

Agricultura familiar

Sem desvios à vista

A presidenta Dilma Rousseff tem declarado em várias ocasiões que não vai tolerar nenhum tipo de desvio de dinheiro dos programas do governo destinados à agricultura, principalmente do orçamento reservado aos pequenos e médios produtores. “O dinheiro do produtor não vai ser usado indevidamente”, disse Dilma.