Entre os dias 14 e 18 de fevereiro, o pesquisador Alexandre Berndt, da Embrapa Pecuária Sudeste, participa do 6° Greenhouse Gas and Animal Agriculture Conference- GGAA (6º Congresso sobre Gases de Efeito Estufa e Agropecuária) em Melbourne, na Austrália.

As pesquisas desenvolvidas pela Embrapa Pecuária Sudeste motivaram a aprovação do trabalho intitulado “As emissões de metano entérico de novilhos Nelore em diferentes sistemas de produção de pastagem no Brasil” para apresentação oral, durante a sessão  sobre Mitigação na prática, que ocorre no próximo dia 15.

O congresso é o evento internacional mais importante sobre a temática de emissões de gases de efeito estufa pela agropecuária. Segundo Berndt, são apresentados resultados de emissões de diferentes sistemas de produção do mundo, assim como as estratégias de mitigação mais adotadas e promissoras.

O evento ocorre a cada três anos. O Brasil está na lista de candidatos para assumir a presidência do GGAA e sediar o congresso em 2019. A justificativa é que existe um crescente interesse da comunidade cientifica internacional sobre as emissões brasileiras, assim como pelas tecnologias de mitigação alternativas de melhoramento genético, nutrição animal e seus efeitos sobre a qualidade e segurança alimentar dos produtos.

Além do GGAA, Alexandre Berndt será representante do Brasil na reunião de trabalho da Aliança Global para Pesquisa – Grupo de Grandes Ruminantes, que ocorre no mesmo local do congresso, nos dias 19 e 20 de fevereiro.

A Aliança é uma organização liderada pelo Governo da Nova Zelândia e congrega grupos de pesquisadores do mundo todo em torno de assuntos relacionados à sustentabilidade da pecuária, especialmente a emissão de gases de efeito estufa. Fonte: Ascom