18/08/2016 - 14:17
A Phibro Saúde Animal terá a estação de trabalho “Ponto Ideal do Abate”, no dia de campo BeefDay, programado para o dia 18 de agosto de 2016, na sede da APTA, em Colina (SP). O evento discutirá os tópicos mais importantes para o aumento da produtividade do gado de corte nas diferentes fases de produção.
Um dos destaques do BeefDay é o conceito do Boi 7-7-7. Por suas características econômicas indiscutíveis, o Boi 7-7-7 é o modelo ideal da pecuária brasileira e representa ter o boi pronto para o abate com 21 arrobas de peso vivo aos dois anos de idade. Para atingir esse objetivo, é preciso ganhar 7 arrobas no período de cria (até 8 meses de idade), 7 na recria (8 a 20 meses de idade) e 7 na terminação (20 a 24 meses de idade). Mais de duas dessas arrobas são ganhas com o uso da molécula Virginiamicina (V-MAX) na suplementação do gado.
A produção Boi 7-7-7 envolve a atenção dos pecuaristas em todas as etapas da vida do animal (cria, recria e terminação). Tudo começa com a qualidade genética das vacas. “Uma vaca com qualidade genética e boa nutrição sem dúvida terá bezerros precoces e com excelente peso a desmama.
Estudos da Phibro e do gerente de negócios da Rehagro, Diego Palucci demonstram que vacas que recebem em sua nutrição a molécula Virginiamicina (V-MAX), da Phibro, apresentam melhor escore de condição corporal (ECC) na estação de monta, emprenhando mais cedo e produzindo mais quilos bezerros por hectare por ano”, informa Newton Teodoro, gerente de bovinos da Phibro Saúde Animal.
No campo pós-desmame, os bovinos precisam de suplementação estratégica e pastagens bem manejadas para conseguir outras 7 arrobas de peso vivo. “O pecuarista tem de obter nessa fase o melhor ganho produtivo possível. Para isso, precisa tomar medidas eficazes, como o uso de tecnologias comprovadas que intensifiquem o ganho de peso dos animais”, explica Teodoro.
O período de terminação dos bovinos é mais curto (4 meses). Por isso, precisa de atenção especial. A recomendação é terminar o gado com dieta rica em grãos. “Essa fase é muito importante para a correta terminação do gado com o necessário teor de gordura e rendimento de carcaça. Mais uma vez é preciso lançar mão do manejo nutricional de alta qualidade para atingir ganhos de até 1.250 g/dia”, ressalta o Gerente da Phibro.
“Participamos desse importante projeto para contribuir com o sucesso da pecuária. O Boi 7-7-7 é absolutamente viável, porém o pecuarista precisa de ferramentas que o auxiliem durante o processo produtivo. Esse é o nosso papel”, finaliza Newton Teodoro.
O BeefDay terá 7 estações de trabalho para os pecuaristas presentes conhecerem as diferentes etapas dos sistemas de produção: Gestão, Reprodução, Programação Fetal, Recria, Terminação Intensiva a Pasto e Ponto Ideal do Abate (estação 7, da Phibro). Fonte: Ascom