16/03/2023 - 14:31
Um segmento que promete lançamentos bem interessantes em 2023 é o da picapes. O ano deve contar com a chegada de modelos com propostas diferentes e que devem agradar a um número cada vez maior de consumidores.
São veículos divididos entre híbridos, picapes de grande e médio porte, modelos inéditos no país e nomes conhecidos atualizados em uma nova geração, tudo isso envolvendo marcas já estabelecidas nesse tipo de veículos no país, assim como novas fabricantes. Confira seis lançamentos previstos para este ano:
Ford Maverick Hybrid
A picape monobloco da Ford já está no país desde o ano passado, mas é aguardada ainda para março a chegada de sua versão híbrida.
A Maverick Hybrid deve oferecer no Brasil uma autonomia de até 800 km com o conjunto motriz formado por um motor a gasolina de 2,5 l de 164 cavalos e um motor elétrico de 128 cavalos. A potência combinada deve chegar a 193 cavalos de potência somente no eixo dianteiro, além do câmbio eCVT.
+ Credit Suisse Brasil confirma que negocia venda de participação na Verde Asset
A expectativa fica em relação ao preço da picape, que para a surpresa geral deve ser inferior ao da versão a combustão já existente por aqui por R$ 240.490.
Ford Ranger
Com o lançamento em fevereiro da F-150 e a chegada da Maverick Hybrid, a nova geração da Ranger deve fechar os lançamentos da Ford para as picapes neste ano.
A nova Ranger já foi apresentada na Tailândia enquanto que o modelo que será vendido no Brasil será fabricado na Argentina, com o início das vendas previstos para o segundo semestre.
Entre as novidades está a adoção dos faróis dianteiros em “C”, como já acontece com a F-150 e a Maverick, além de linhas mais robustas. Até sua motorização deve ser nova, com um motor V6 de 3.0 l a diesel e com 250 cavalos deve equipar a versão top de linha da picape.
Chevrolet Silverado
Com a Ford F-150 e a RAM 1500 brilhando entre as picapes grandes, a Chevrolet trará o nome Silverado de volta ao Brasil, depois de 20 anos, para pegar uma fatia desse mercado.
Ao contrário de suas concorrentes, a Silverado não terá uma opção de motor diesel. O modelo chegará ao país apenas com motor a gasolina em duas versões de V8, um de 5.3 l e 360 cavalos e outro de 6,2 l e 420 cavalos, o que a tornará a picape com motor mais potente do país. O preço, deve superar a barreira dos R$ 400 mil.
Fiat Landtrek
A Fiat pretende expandir seus domínios nos segmentos das picapes. A marca lidera entre as picpaes pequenas com a Strada e as médias com a Toro, mas pretende oferecer concorrência também para a Chevrolet S-10 e a Toyota Hilux.
O modelo escolhido é a picape Landtrek, um projeto da Peugeot que mudará de marca para o mercado brasileiro. Seu lançamento está marcado para outubro deste ano, com poucas alterações em relação ao veículo produzido pelos franceses. As maiores mudanças devem ocorrer no volante, que pode ser o mesmo da Toro, e o multímidia, que utilizaria o sitema Uconnect da Fiat.
Resta saber qual será a motorização utilizada, mas será movida a diesel. Seu valor deve ser próximo de suas concorrentes, próximo dos R$ 250 mil nos modelos de entrada e acima de R$ 300 mil nas versões mais completas.
RAM 1200
Outra novidade do Grupo Stellantis. Se no caso da Fiat Landtrek o alvo é um segmento acima, no caso da RAM 1200 o objetivo é atingir uma categoria com veículos menores e de maior venda.
Apesar da expectativa do modelo ser lançado até o final de 2023, pouco se sabe sobre o modelo, já que até o nome 1200 não é oficial. A picape já foi flagrada em testes diversas vezes mas sempre muito camuflada.
O que se sabe até agora é que ela utilizará a mesma plataforma do Fiat Toro e dos Jeeps Renegade e Compass, mas alongada para encarar modelos maiores como a S-10 e a Hilux.
A motorização deve contar com opções de motores diesel e flex, em ambos os casos equipados com turbo. O preço da RAM 1200 deve partir dos R$ 300.000.
GWM Poer
Mais um lançamento aguardado para o final do ano é da picape Poer, fabricada pela Great Wall Motors, marca chinesa que acabou de apresentar no Brasil o SUV Haval H6.
A Poer deve ser o primeiro modelo que a GWM fabricará no Brasil, em sua fábrica de Iracemápolis (SP). A picape já é produzida na China há três anos enquanto a versão nacional deve receber alterações em seu visual.
A novidade mais aguardada em relação a Poer é sobre sua motorização, já que ela deve chegar ao mercado equipada com um motor flex turbo à combustão de 1.5 l junto com dois motores elétricos, um para cada eixo. Assim, a Poer seria a primeira picape flex híbrida do país, enquanto sua potência deve superar os 393 cavalos do motor a gasolina utilizado na China.