São Paulo, 7 – O plantio da safra de soja 2022/23 atingiu 57% da área projetada para o Brasil, até quinta-feira passada (3), em comparação com 46% uma semana antes e 67% no mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da AgRural, divulgado nesta segunda-feira.

“Apesar da manutenção do atraso em relação à safra anterior, a semeadura avançou bem na semana, favorecida pelo registro de chuvas em áreas que estavam secas em Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e no Matopiba”, disse a empresa.

No Paraná e em Santa Catarina, o plantio evoluiu no intervalo das precipitações.

Importação chinesa de soja cai 18,2% em outubro ante outubro de 2021

Milho

O plantio da safra primeira safra de milho 2022/23, de verão, atingiu 63% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil, em comparação com 56% uma semana antes e 75% no mesmo período do ano passado.

Segundo a AgRural, o ritmo mais lento deve-se ao atraso no plantio de Minas Gerais e Goiás, por causa da das chuvas, que demoraram mais que o normal para chegarem com mais regularidade.

No Sul do País, o plantio está praticamente concluído, mas as baixas temperaturas mantêm lento o desenvolvimento das lavouras.