15/09/2025 - 13:16
O plantio da safra de soja 2025/26 do Brasil havia atingido somente 0,12% da área estimada até a última quinta-feira, contra 0,02% uma semana antes e 0,06% no mesmo período da safra passada, de acordo com levantamento da AgRural divulgado nesta segunda-feira.
+Cana ultrapassa milho em valor de produção no Brasil e só perde para soja; veja ranking
+Gigante do Nortão: terra da soja, Sinop vai ganhar 1º prédio de 42 andares
“O ritmo é puxado pelo Paraná, mas também já há plantio em Mato Grosso e São Paulo. Embora ainda não se possa falar em atraso, o ritmo de Mato Grosso ainda é lento devido à baixa umidade”, notou a consultoria em relatório.
A AgRural estima que o plantio de soja no Brasil em 48,6 milhões de hectares e a produção em 176,7 milhões de toneladas, baseada por ora em linhas de tendência de produtividade. Se alcançados, ambos os números seriam recordes, comparáveis com as 171,47 milhões de toneladas estimadas pela Conab para o ciclo passado.
Além da soja
Já a semeadura da primeira safra de milho do ciclo 2025/26, o milho verão, chegou a 17% da área estimada para o centro-sul do Brasil, contra 12% uma semana antes e 19% no mesmo período do ano passado (safra 2024/25), de acordo com levantamento da AgRural.
Para milho verão, a AgRural estima área de 2,439 milhões de hectares e produção potencial de 18,1 milhões de toneladas no centro-sul.
Os trabalhos seguem concentrados nos três Estados do Sul, conforme a umidade permite o avanço das plantadeiras.
A AgRural afirmou que, para a produção total de milho, o primeiro número só virá em dezembro, mês em que tradicionalmente inicia as estimativas para a segunda safra, que responde pela maior parte da produção brasileira.