O plantio de soja da safra 2024/25 no Brasil alcançou 4,5% da área estimada até a última quinta-feira, 3, contra 2% há uma semana e abaixo dos 10% registrados no mesmo período do ano passado, disse a AgRural nesta segunda-feira, 7.

Segundo a consultoria, os trabalhos são liderados pelo Paraná, que já semeou um quarto de sua área, enquanto no Mato Grosso o plantio é o mais lento desde a safra 2015/16, já que as chuvas ainda não foram suficientes para normalizar as reservas hídricas do solo.

+Plantio de soja atrasa em MT e atinge 2% da área na safra 2024/25, aponta Imea

“Em Mato Grosso, a maior preocupação é em relação à janela ideal de plantio da safrinha de algodão, que se concentra em janeiro”, acrescentou a AgRural.

O plantio de milho primeira safra, por sua vez, atingiu 37% da área no centro-sul até a última quinta-feira, ante 30% na semana precedente e em linha com o índice de um ano atrás.

A consultoria apontou que o clima favorece o plantio e o desenvolvimento das lavouras de milho no Sul, mas algumas áreas irrigadas começaram a ser semeadas na semana passada em Minas Gerais.