Imagens de segurança de um supermercado de Carapicuíba, na Grande São Paulo, flagraram um grupo de policiais militares agredindo um homem negro durante uma abordagem na tarde da última quinta-feira, 23. As cenas, obtidas pelo telejornal SPTV, da TV Globo, mostram os PMs dando socos e chutes na vítima, que já estava rendida por um golpe de mata-leão, aplicado por outro policial.

Pelas imagens, é possível perceber que ao menos cinco socos são dados por um dos agentes e, ainda, que os policiais se revezam durante os golpes.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP) informou que o Comando de Policiamento de Área Metropolitano 8, de Osasco, e a Corregedoria da polícia abriram um inquérito para apurar os fatos, e disse que os policiais envolvidos na ocorrência foram deslocados para o setor administrativo até a conclusão das investigações.

De acordo com informações divulgadas pelo SPTV, os policiais foram chamados ao supermercado para atender a uma ocorrência. Testemunhas relataram que a vítima, um homem negro, dizia estar incomodada com uma possível perseguição de funcionários do mercado contra ele.

O homem, então, foi abordado pela polícia, mas resistiu. Uma possível agressão contra os agentes teria motivado os PMs a imobilizarem a vítima.

Após os golpes, o homem e um rapaz que o acompanhava foram levados para a delegacia. Eles foram ouvidos e liberados em seguida. O caso foi registrado como lesão corporal, desobediência, desacato, resistência, queda acidental e preconceitos de raça ou de cor.

A SSP disse ainda que as abordagens violentas “não fazem parte das diretrizes” da secretaria e que atitudes truculentas “não serão toleradas”. “Os policiais envolvidos estão alocados no serviço administrativo até a conclusão das investigações, em até 60 dias. A SSP reitera que todo tipo de desvio de conduta será apurado e punido”, afirmou a secretaria.

A Ouvidoria da Polícia disse que abriu um procedimento para levantar mais informações sobre o caso e que solicitou imagens das câmeras corporais (COPs) dos agentes envolvidos. O órgão afirmou também que acompanha a evolução do quadro de saúde de um dos policiais, que teria se acidentado durante a ocorrência. Não foram passados mais detalhes.