Você já se perguntou por que alguns ovos são maiores ou menores que outros, mesmo quando vindos da mesma granja ou até da mesma galinha? A variação no tamanho dos ovos é comum. Mas, o que exatamente causa essa diferença?

A variedade de tamanhos dos ovos é uma característica habitual entre as galinhas, mas o que poucos sabem é que essa variação está diretamente ligada a diversos fatores, que vão desde a genética até o ambiente em que os animais são criados.

Para esclarecer essas e outras duvidas, o site Dinheiro Rural conversou com a zootecnista da Tijuca Alimentos, Rebeca Horn Vasconcelos. Confira:

O que determina o tamanho do ovo?

A idade das galinhas é um dos principais fatores que influenciam no tamanho dos ovos que as galinhas põem. Enquanto as galinhas mais jovens geralmente produzem ovos menores, as aves mais velhas tendem a pôr ovos maiores com o passar do tempo.

Em menor grau, mas também com certa influência, a raça também influencia nos ovos produzidos pelas galinhas. Aves da raça Rhode Island Red tendem a botar ovos maiores, já as da raça Bantam costumam produzir ovos menores.

Mais de 10 milhões de galinhas foram abatidas nos Estados Unidos
Galinhas criadas para a produção de ovos (Crédito:Divulgação)

O que determina  a cor do ovo?

A cor do ovo costuma estar relacionada a linhagem do animal. Galinhas de pelagem branca costumam botar ovos brancos, enquanto galinhas de pelagem mais escura como a caipira botam ovos marrons.

Essa lógica, entretanto, não é válida para todos os casos, pois o útero das galinhas possui um pigmentante natural, que é responsável direto por determinar a cor do ovo. Esse pigmento costuma ter as cores verde e azul. Quando a concentração destes é maior que a média, eles podem dar tons esverdeados ou azulados para o ovo.

Ovos marrons são mais nutritivos?

A cor dos ovos não influencia na qualidade dos mesmos. Ovos brancos, marrons e de outras cores são todos iguais no que diz respeito à qualidade dos nutrientes que eles oferecem.

Ovo de gema escura é melhor?

A alimentação das galinhas é o fator que mais influencia na cor da gema. Uma dieta que reúna frutas, legumes e, principalmente, milho, costuma garantir uma gema mais escura. Entretanto, é importante reforçar que a cor da gema não influencia nos nutrientes presentes no ovo.

Quais fatores mais influenciam a qualidade do ovo?

Sim, a alimentação influencia na qualidade e quantidade dos ovos que as galinhas produzem. Uma galinha que possui uma alimentação nutritiva e balanceada com milho, trigo, soja, folhas e suplementos como calcário e sal mineral inclusos em sua dieta, tende a produzir ovos muito melhores.

A galinha necessita de uma quantidade de energia extra para garantir a produção do ovo, com essa alimentação em dia, ela capta nutrientes para si e para a produção dos ovos com muito menos “estresse”.

Estresse pode afetar o tamanho do ovo?

O ambiente que as galinhas são criadas tem grande influência na qualidade dos ovos produzidos. Fatores como o clima e o manejo podem fazer a diferença.

Em situações de estresse, seja pelo calor excessivo, barulho ou pela falta de espaço adequado, as galinhas podem pôr ovos menores. Já quando estão em um ambiente adequado, elas tendem a produzir ovos maiores e mais consistentes.

Qual o tipo de ovo mais caro?

O preço do ovo é definido pelos custos envolvidos na produção do mesmo, ou seja todo que é empregado na alimentação/manejo das galinhas é repassado aos consumidores.

Galinhas criadas a base de alimentação orgânica, que recebem uma dieta apenas à base de produtos sem agrotóxicos costumam ter um custo de produção mais elevado, o que torna os ovos deste tipo de galinha mais caros que os demais.

O que é um ovo galado?

Ovos de galinhas criadas especificamente para comercialização não foram galados (fertilizados por galos), ou seja, as chances de um ovo que compramos no supermercado conter um pintinho são praticamente nulas.

Ovos brancos (crédito – pixabay)

Por que a geladeira não é o melhor local para guardar ovo?

Ao contrário do que muita gente pensa, a porta da geladeira não é o local ideal para armazenar ovos, pois eles são extremamente sensíveis a mudanças de temperatura e quando armazenados na porta da geladeira eles passam por mudanças constantes durante o processo de abrir e fechar a porta.

Por essa razão recomenda-se guardar ovos em locais com temperatura fixa, seja fora ou dentro da geladeira.