01/06/2010 - 0:00
Etanol
Todos contra o lobby
A União da Indústria da Canade- Açúcar (Unica) se prepara para um novo embate contra o lobby dos produtores de milho dos EUA. Os produtores americanos trabalham para prorrogar até 2015 a tarifa americana sobre a importação de etanol, que é de 2,5% sobre o preço e expiraria neste ano. O assessor técnico da Unica, Antonio de Pádua Rodrigues, afirma que a entidade irá brigar para que os EUA não continuem com os subsídios, que, apenas em 2011, representarão gastos de US$ 5 bilhões para os americanos.
Parceria
Brindando com cerveja
O Grupo Modelo, dono de metade do mercado de cervejas do México, e a americana Cargill anunciaram a formação de uma joint venture para o suprimento de cevada para uma fábrica da companhia cervejeira nos Estados Unidos. A nova empresa será denominada Integrow Malt e ficará sediada em Idaho Falls. A cervejaria Anheuser-Busch InBev é dona de metade do Grupo Modelo.
Etanol II
Importação sem imposto
A Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou a inclusão do etanol na lista de exceção da Tarifa Externa Comum (TEC). Assim, a taxa que era de 20% passa a ser zero. A medida, válida até julho e podendo ser renovada por mais seis meses, faz parte de um trabalho do Ministério da Agricultura para derrubar as barreiras tarifárias em mercados relevantes para o País.
Marketing
Marfrig bate um bolão
O presidente do grupo Marfrig, Marcos Molina, está disposto a marcar um golaço e tornar a recém-adquirida Seara a marca global de sua empresa. Para tanto, a ideia é pegar carona na popularidade do futebol. Nos últimos meses, a empresa se tornou patrocinadora oficial do time do Santos Futebol Clube, da Seleção Brasileira e das Copas do Mundo de 2010 e 2014. Fontes do mercado indicam que o investimento total nessas ações deva ultrapassar os R$ 360 milhões.
Um frigorífico em campo
Confira as ações da empresa no futebol para fazer sua marca ganhar a simpatia dos consumidores
Santos FC
Para estampar sua marca no peito e nas mangas do time sensação do último campeonato paulista, a Seara teria desembolsado cerca de R$ 15 milhões
Seleção Brasileira
De olho na visibilidade da Copa do Mundo, a empresa deve aplicar cerca de R$ 50 milhões para ter sua marca ligada à Seleção Brasileira até a Copa de 2014
Copas do Mundo
O grupo também investiu pesado para ser patrocinadora da Fifa em todas as competições internacionais até a Copa no Brasil, em 2014. Acredita-se que os valores cheguem a R$ 300 milhões