São Paulo, 19 – O Porto de Paranaguá recebeu nesta semana a maior carga de fertilizantes de sua história, no total de 73,310 mil toneladas de sulfato de amônio, informou a autoridade portuária em nota. A previsão da Portos do Paraná é que o adubo seja descarregado até esta quinta-feira, 19, em operação que iniciou na sexta-feira, 13.

A carga é importada da China, vindo do porto chinês de Tianjin. O navio, que carrega o produto, é o Red Marlin, com 229 metros de comprimento e capacidade para carregar até 85 mil toneladas de granéis.

PF prende 3º alvo de operação que mira líderes e financiadores de atos golpistas

De acordo com o diretor de Operações da Portos do Paraná, Luiz Teixeira da Silva Júnior, a maior carga de fertilizantes recebida pelo porto até então havia sido 64,777 mil toneladas de adubos à base de nitrogênio e fósforo, recebidos em julho do ano passado. “Estamos recebendo navios maiores e mais carregados graças aos recentes investimentos na infraestrutura marítima”, afirmou.

O porto de Paranaguá é a principal porta de entrada de fertilizantes no País. Em 2022 foram importadas quase 10 milhões de toneladas pelos terminais de Paranaguá e Antonina.

O volume representa 27,5% de tudo o que o país recebe em adubos, segundo a autoridade portuária. A capacidade estática de armazenagem dos produtos, nos portos do Paraná, é de mais de 3 milhões de toneladas de fertilizantes.