A notícia de que o Governo Federal anunciou investimentos na ordem de R$ 2,8 bilhões para o setor portuário em todo o Brasil, no próximo ano, foi muito bem recebida nas cidades da região, principalmente pelo fato de que deste montante, R$ 620 milhões serão destinados ao Porto de Santos.

Parte desses valores, segundo previsão de investimentos da Secretaria de Portos (SEP) para 2015, devem ser utilizados nas obras de reforço do trecho do cais santista, entre os armazéns 12A e 23, prevendo o fortalecimento da estrutura de 1,7 quilômetro de cais da região de Outeirinhos. Os serviços têm duração prevista de 22 meses: R$ 200.334.570,09.

A realização de melhorias no acesso terrestre ao Porto também está contemplada nos recursos destinados. A SEP almeja, para o próximo ano, o início da construção da Avenida Perimetral da Margem Direita do Porto de Santos, no trecho entre o Canal 4 (Macuco) e a Ponta da Praia, e do Mergulhão, no Valongo, objetivando melhora significativa no trânsito de caminhões em direção ao Porto e uma redução do conflito rodoferroviário que ainda persiste.

Embora os investimentos destinados às obras de infraestrutura terrestre sejam de grande relevância para o complexo portuário local, ainda são necessários recursos para o Plano de Dragagem. Tais investimentos se fazem cada vez mais necessários, sobretudo, porque permitirão um aumento significativo na movimentação de cargas, possibilitando maior competitividade do porto santista. Nesse sentido, a SEP já tem em vista a elaboração dos projetos básico e executivo das obras, cuja finalidade é permitir profundidade de 15,4 a 15,7 metros no canal de navegação (parte central) e de 7,6 a 15,7 metros nas áreas de acesso aos berços de atracação. O problema é o custo dessas intervenções, considerado ainda muito elevado pelo Planalto. O fato é que o maior porto da América Latina não pode perder o bonde do desenvolvimento e ficar para trás de grandes portos mundiais, como os asiáticos. Boa parte da economia brasileira – leia-se “balança comercial” – depende da modernização dos portos, pois é através deles que as mercadorias, matérias-primas e insumos entram e saem do país. Daí a importância, cada vez maior, de investimento no setor. Forte abraço e até a próxima.