02/04/2013 - 18:23
O Porto do Itaqui comemora os bons resultados obtidos em 2012 e anuncia seu plano de expansão durante a Intermodal South America, que acontece entre os dias 2 e 4 de abril, em São Paulo. A eficiência da gestão portuária, investimentos em tecnologia e as parcerias bem-sucedidas com a iniciativa privada explicam a marca inédita de 15,7 milhões de toneladas movimentadas no ano passado, um acréscimo de 12,87% em relação a 2011. Com investimentos da ordem de R$ 6,23 bilhões, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) prevê uma meta ousada de crescimento para os próximos 20 anos: ampliar em 10% ao ano a movimentação do Porto e estar entre os dez mais importantes do mundo.
Nos próximos três anos, o Porto do Itaqui receberá R$ 1,4 bilhão de recursos, que serão destinados à ampliação de armazenagem e infraestrutura portuária, e ao aprofundamento dos berços para atender navios de maior calado. Nesse sentido, a EMAP também diversifica as parcerias com a iniciativa privada e dá início ao desenvolvimento de dois novos projetos: um terminal de fertilizantes e o início das operações com celulose. A expectativa de entrada em funcionamento do terminal é entre 2015 e 2016 e a implementação se dará nos mesmos moldes do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram).
O terminal de fertilizantes e a movimentação de celulose, esta a partir deste ano e com possibilidade de criação de um terminal próprio, preveem investimentos da ordem de R$ 400 milhões. Com a ampliação das operações com fertilizantes e captação da nova carga, a expectativa é de incremento de até 8 milhões de toneladas/ano na movimentação do porto maranhense.
Solução logística – Em meio ao momento desafiador que enfrenta o setor, o Porto do Itaqui apresenta-se ainda como uma solução para o escoamento da produção de grãos da região Centro-Oeste. a proximidade dos grandes mercados consumidores do produto, a exemplo de China (via Canal do Panamá), Estados Unidos e Europa, e a maior oferta de hidrovia e ferrovias de integração, possibilitam o surgimento de uma nova lógica da exportação de grãos no país via São Luís (MA).
Um projeto que trará vantagens logísticas ao Porto do Itaqui neste sentido é o novo Terminal de Grãos do Maranhão, com previsão de entrega no primeiro semestre de 2014.
Com a construção, o Porto do Itaqui, que hoje movimenta 3,2 milhões de toneladas de grãos anualmente, terá capacidade para escoar inicialmente 5 milhões de toneladas de grãos. Na segunda fase do projeto, a capacidade deve dobrar para atingir 10 milhões de toneladas. ³Estima-se que quando o Tegram estiver com sua plena capacidade de operação, cerca de 11,5 % da produção do país poderá passar pelo Porto do Itaqui², afirma Luiz Carlos Fossati, presidente da EMAP.
Sobre o Porto de Itaqui:
Em operação desde a década de 70, o Porto do Itaqui é administrado há onze anos pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP). Em 2012, a empresa registrou 15,7 milhões de toneladas movimentadas, 12,87% a mais que no ano anterior. A previsão é que em 2030 esse número chegue a cerca de 150 milhões de toneladas. As principais cargas movimentadas são: derivados de petróleo, alumínio, cobre, etanol, ferro-gusa, farelo de soja, minério de manganês, soja, antracita, arroz, carga geral, calcário, fertilizante, fluoreto, GLP, óleo vegetal, trigo, trilhos, carga de projeto, clinquer, cimento e contêineres, além das atividades de apoio à prospecção offshore de petróleo.