22/02/2022 - 15:10
Parceria entre a Jacto e a Climatempo vai ajudar o produtor a conferir as condições climáticas na sua região, em tempo real, de maneira mais ágil, simples e segura. As previsões meteorológicas estarão disponíveis na plataforma Jacto Connect por meio do Advisor, serviço de API da Climatempo, e poderão ser acessadas tanto pelo computador quanto pelo smartphone (sistemas Android e iOS). E vem mais por aí: o próximo passo desse projeto é disponibilizar esses dados dentro da cabine das máquinas.
AGTECHS
Cinco anos de AgroStart
A plataforma de inovação aberta da Basf completou cinco anos de existência. Criada em 2016, a AgroStart já recebeu mais de 600 startups voltadas ao agronegócio e agregou outras empresas parceiras, como Bosch, Samsung, Banco do Brasil e Mercedes-Benz. “Nosso objetivo era cocriar soluções e tecnologias para uma agricultura mais sustentável. Hoje, depois de cinco anos, vemos que estamos investindo constantemente em soluções que, além de facilitar o dia a dia do agricultor, trazem competitividade ao agronegócio”, afirmou o diretor de Digital, Novos Modelos de Negócio & Excelência Comercial da Divisão de Soluções para Agricultura da Basf na América Latina, Almir Araújo.
TECNOLOGIA
Solução para a pecuária
Lançada no terceiro trimestre de 2021, a Rúmina é uma plataforma digital formada pelas empresas OnFarm, Ideagri, Bovitech, Rúmicash e Volutech. Entre seus diferenciais estão o uso de Inteligência Artificial, IoT e soluções de biotecnologia para auxiliar o produtor com saúde animal, gestão de fazendas, rastreabilidade e crédito. Segundo o chairman da empresa, Marcelo Lima, o objetivo é “impactar produtores positivamente e assegurar alimento de qualidade e menor impacto ao meio ambiente”. A solução atende 7 mil fazendas, que respondem por cerca de 10% de todo o leite produzido no País, e tem certa a entrada em novos mercados como Argentina, Uruguai e México.
APLICATIVO
Controle de safra e manejo
A plataforma Intacta 2Xtend, da Bayer, vai disponibilizar gratuitamente aos produtores de soja um aplicativo para auxiliar na gestão da safra e na regulagem de pulverizadores. Trata-se do I2X, que ajuda a fazer inspeções preventivas e periódicas dos equipamentos de pulverização. A checagem abrange 19 itens, como mangueiras, válvulas, manômetro e pontas, e ao final do processo é gerado um relatório que pode ser compartilhado via aplicativo de mensagem. O I2X tem ainda funções como “Planejamento de safra”, na qual o usuário insere dados sobre as operações previstas para cada talhão; “Solicitações de serviços”, que avisa a equipe sobre o que precisa ser feito na fazenda; entre outras. O aplicativo é gratuito e está disponível para Android e iOS.
NEGÓCIOS
AGCO ganha força na engenharia
Em janeiro, a AGCO (Massey Ferguson e Valtra) anunciou um acordo para a aquisição da Appareo Systems, empresa líder no setor de engenharia de software, desenvolvimento de hardware e fabricação de produtos eletrônicos. Para o CEO da AGCO, Eric Hansotia, o negócio vai fortalecer a geração de soluções inteligentes e de alta qualidade para os agricultores. “A Appareo é uma empresa de padrão internacional com capacidades excepcionais para resolver os problemas altamente complexos dos clientes em áreas de tecnologia emergentes”, afirmou.
E-COMMERCE
Novas plataformas Yara
Com o comércio on-line em franca expansão, a empresa de nutrição de plantas Yara decidiu investir em novas plataformas digitais para facilitar o acesso de clientes e parceiros. A primeira delas é o e-commerce, onde estará todo o portólio de soluções da companhia; a segunda é o marketplace, que utiliza a plataforma Orbia e é voltado a revendas e cooperativas. Segundo o vice-presidente Comercial da Yara Brasil, Maicon Cossa, o objetivo é avançar nesse campo e, até 2025, alcançar a marca de 25% de todas as vendas de produtos da empresa no País sendo realizadas on-line.
AGRICULTURA 4.0
Novo trator autônomo
Até o final deste ano, a John Deere colocará no mercado seu primeiro trator autônomo. O equipamento da linha 8R tem subsolador habilitado da TruSet, sistema de orientação GPS e novas tecnologias avançadas. Com seis pares de câmeras estéreo, a máquina detecta obstáculos em 360°, informa a distância até eles e já decide se para ou continua seu trajeto. A rota do trator também é verificada continuamente, tendo como referência uma geocerca, para que opere sempre no lugar correto. Por meio do John Deere Operations Center Mobile, o agricultor poderá acessar vídeo ao vivo, imagens, dados e métricas e, se necessário, fazer ajustes para otimizar a operação. A máquina está preparada para operar 24 horas por dia, sete dias por semana, parando apenas para fazer o reabastecimento a cada 8 horas, em média.