28/02/2014 - 8:43
O acordo de cooperação técnica entre a ABCZ, ASBRAER (Associação Brasileira das Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural) e o Governo Federal, através do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) que torna o Pró-Genética um programa federal já foi firmado por todas as partes envolvidas. O acordo contempla estratégias públicas que visam disponibilizar aos produtores rurais material genético superior e com isso propiciar aumento na produtividade do rebanho nacional e consequente melhora na renda e na qualidade de vida das famílias que vivem no campo e trabalham com pecuária.
Entre os objetos do acordo estão listados itens referentes a ampliação do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino Brasileiro nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraíba, Pará, Tocantins, Mato Grosso, Goiás, São Paulo e Distrito Federal; apoio a divulgação e implantação e implementação do Programa em nível federal; promoção de seminários para produtores e treinamento de técnicos para sensibilizar as pessoas sobre o uso de material genético melhorador para o aumento de competitividade nas cadeias produtivas da carne e do leite; além de promover intercâmbio de conhecimento e capacitação.
“O Pró-Genética tem tudo para mudar a vida do pequeno e do médio pecuarista do Brasil pois conta com trabalho de ponta e capilaridade técnica em todas as regiões do pais, além de criadores conceituados para fornecer os touros melhoradores na mesma proporção. Com a assinatura desse convênio de cooperação técnica o Governo Federal mostra que tem a mesma opinião e acredita no Programa como uma ferramenta de política social para o campo.”, diz o diretor do Comitê Gestor do Pró-Genética, Rivaldo Machado Borges Junior.
Fonte: ABCZ/Marcia Benevenuto Foto: JMMatos