26/10/2016 - 14:27
Conhecida mundialmente por seus cultivos protegidos de frutas e hortaliças, a Espanha é referência em produção agrícola. O país com fazendas altamente tecnológicas, que oferecem um produto final de extrema qualidade ao mercado, recebeu agricultores brasileiros durante tour por propriedades da região. O objetivo foi apresentar, ao grupo, novas técnicas e processos produtivos do setor, permitindo a troca de informações entre as diferentes culturas.
Segundo o diretor de Novos Negócios da Alltech Crop Science no Brasil, Roberto Bosco, um dos responsáveis pela organização do tour, a principal diferença entre a produção brasileira e a espanhola é a tecnologia empregada nas fazendas. “São cultivos mais intensivos, de valor agregado maior, geralmente focando muito na exportação. Já um desafio que pode ser encontrado na região é extrema escassez de água, o que impacta nos custos de produção”.
O produtor hidropônico de hortaliças Hideo Kuramoto, do município de Itapecerica da Serra (SP), foi um dos integrantes da viagem, a sua principal motivação em participar foi o interesse em adquirir novas técnicas para tentar implantar no seu sistema de produção. “Nós buscamos muito a sanidade dos nossos cultivos, plantar de forma saudável. E o que impressiona muito aqui na região é a parte tecnológica que existe, a automação”, afirma.
Ao todo, sete propriedades foram contempladas nas cidades de Murcia, Almeria, Mazarrón e Toledo. Entre os destaques do roteiro às visitas ao maior viveiro de alface e cebola da Europa, ao maior produtor de salada fresca embalada da Espanha e ainda ao Centro de Pesquisa e Tecnologia de uva de mesa (ITUM). O tour englobou ainda cultivos como tomate, pepino, feijão, citros e oliveiras.
Tradicionalmente realizada em outubro, a feira Fruit Attraction, sediada em Madrid, também fez parte do roteiro. O evento anual é considerado um dos mais importantes de fruticultura da Europa. “A feira é um fechamento importante no roteiro, por lá é possível ver tudo o que há de melhor na produção de frutas do mundo inteiro. Tem desde produtos brasileiros até asiáticos”, complementa Bosco. Fonte: Ascom