Técnicos do Rally da Safra 2016 iniciam em Barreiras (BA) a avaliação de lavouras de soja na próxima 4ª feira, dia 09 de março, e seguem até Luis Eduardo Magalhães, onde haverá palestra técnica gratuita sobre o mercado de soja e milho para produtores rurais com Fabio Meneghin, sócio analista de mercado e coordenador da Equipe 8. Além do cenário de grãos, outros temas serão discutidos com os produtores como refúgio em tecnologia Bt, aplicação de fungicidas e nutrição para aumento de produtividade. No dia seguinte, a Equipe 8 segue para a região de Posto do Rosário, onde finalizará a etapa no Oeste baiano, e na 6ª feira, começa a avaliar lavouras na região de Unaí (MG).

Com base nas avaliações de campo feitas pelos técnicos do Rally da Safra 2016 entre o final de janeiro e início de fevereiro, a Agroconsult, organizadora da expedição, revisou os números da safra 2015/16 de soja e milho, consolidando a perspectiva de safra recorde. Para soja, a estimativa de produção é de 101,6 milhões de toneladas, aumento de 5,6% sobre 2014/15. A área plantada foi revisada para 33,2 milhões de hectares, 3,6% maior que 2014/15.

As principais revisões positivas se concentraram no Centro-Oeste. Em Goiás e Mato Grosso do Sul, as produtividades foram revisadas em função do bom potencial das lavouras. Já no Mato Grosso, em especial no Médio-Norte do estado, a irregularidade do clima causou prejuízos e trouxe grande variação na produtividade das lavouras, porém em menor escala do que os técnicos esperavam. Já os riscos de perdas concentram-se no MAPITO-BA (Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia) e Leste de Goiás, onde o calendário é mais atrasado e ainda há boa parcela das lavouras em período crítico de desenvolvimento, precisando de chuvas para garantir o potencial produtivo.

Onze equipes técnicas

Durante o Rally da Safra 2016, oito equipes estarão em campo para avaliar lavouras de soja e três irão verificar o milho segunda safra. A Equipe 1 percorreu a região sul do Mato Grosso do Sul, nos dias 26 e 27 de janeiro, seguindo para o Oeste paranaense até 30 de janeiro. Equipe 2 iniciou as atividades no norte mato-grossense no dia 25. A Equipe 3 percorreu o Sudeste do Mato Grosso e Sudoeste de Goiás entre 01 e 04 de fevereiro. A Equipe 4 deixou Goiânia no dia 23 e seguiu pelo Leste do Mato Grosso até chegar a Barreiras, na Bahia, em 03 de março. Já a Equipe 5 percorreu o MATOPIBA entre 28 de fevereiro e 03 de março. A Equipe 6 esteve no Paraná e Santa Catarina entre os dias 01 e 04 de março.

Os técnicos da Equipe 7 estarão em campo a partir de 08 de março para avaliação da soja nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul.

Nesta edição, outras três equipes avaliarão o milho segunda safra dos dias 03 a 20 de maio no Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso.O Rally da Safra 2016 chega à 13ª edição patrocinado pelo Banco do Brasil, Bayer, Monsanto, Mosaic e Volkswagen, com apoio da BM&FBOVESPA, FIESP, Agrosatélite, Agroipês, Impar Consultoria no Agronegócio e Universidade Federal de Viçosa. Fonte: Ascom