O programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, foi anunciado nesta quarta-feira (24) como um dos finalistas do 47º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. O episódio intitulado Mães de luta concorre na categoria Produção Jornalística em Vídeo. O anúncio dos vencedores acontecerá no dia 7 de outubro, em sessão pública com transmissão ao vivo pelo canal da premiação no YouTube. A solenidade de entrega dos prêmios está marcada para 27 de outubro, no Tucarena, em São Paulo.

O episódio Mães de luta aborda a busca por justiça, memória e reparação de mulheres que perderam seus filhos, sobrinhos, irmãos ou netos para a violência do Estado. No Brasil, 6,4 mil pessoas morreram em 2024 em decorrência de ações de policiais civis ou militares.

Notícias relacionadas:

Entre as histórias retratadas está a de Sonia Bonfim, trancista que perdeu o filho e o marido em setembro de 2021, no Complexo do Chapadão, zona norte do Rio de Janeiro. O adolescente Samuel Vicente, de 17 anos de idade, e o padrasto William Vasconcellos foram baleados por policiais. Os agentes alegaram que as vítimas eram traficantes e que agiram em legítima defesa. No entanto, um parecer técnico-pericial do Projeto Mirante apontou falhas na investigação, enquanto testemunhas afirmaram que os dois não estavam armados.

Cena do episódio Mães de luta do Programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil – Foto: TV Brasil

“Eu e os colegas da equipe vibramos muito com a notícia de que estamos entre os finalistas do prêmio Herzog. Mostra o compromisso do programa Caminhos da Reportagem com os direitos humanos. Acreditamos que como empregados de uma TV pública temos o dever de dar visibilidade a assuntos negligenciados na nossa sociedade”, afirmou Ana Passos, repórter responsável pela condução do trabalho de reportagem do episódio.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

O Prêmio Vladimir Herzog fez sua primeira edição em 1979 e desde então presta homenagem a personalidades e profissionais da comunicação que se destacam na promoção dos direitos humanos. Também celebra a vida e a obra do jornalista Vladimir Herzog. Na edição deste ano foram 469 produções inscritas nas categorias Arte, Fotografia, Texto, Vídeo, Áudio, Multimídia e Livro-reportagem.

Ficha Técnica

Reportagem – Ana Passos
Produção – Vitor Gagliardo
Reportagem cinematográfica – Gabriel Penchel e Marcio de Andrade
Apoio às imagens – Luis Araujo e Marcelo Padovan
Auxílio técnico – Caio Araújo, Adaroan Barros
Apoio à produção -Thaís Chaves

Equipe de Brasília
Apoio à reportagem – Patrícia Araújo
Apoio à reportagem cinematográfica – Gilvan Alves
Colaboração técnica – Jairom Rio Branco

Edição de texto – Ana Passos
Edição de imagem e finalização – Eric Gusmão
Arte – Aleixo Leite, Caroline Ramos e Wagner Maia
Sonorização e mixagem – Maurício Azevedo

Sobre o programa

O Caminhos da Reportagem é exibido todas as segundas-feiras, às 23h. O programa leva o telespectador para uma viagem pelo país e pelo mundo atrás de pautas especiais, com uma visão diferente, instigante e complexa de cada um dos assuntos escolhidos.

A produção disponibiliza as edições especiais no site http://tvbrasil.ebc.com.br/caminhosdareportagem e no YouTube da emissora pública em https://www.youtube.com/tvbrasil.

As matérias anteriores também estão no aplicativo TV Brasil Play, disponível nas versões Android e iOS, e no site http://tvbrasilplay.com.br.