05/08/2015 - 12:28
Entre os dias 27 e 31 de julho, a Dow AgroSciences, em parceria com a Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Botucatu, realizou treinamentos do Programa de Aplicação Responsável na região de Goiânia (GO), voltados às culturas de soja e milho.
O treinamento ocorreu, respectivamente, em propriedades próximas a Uruaçú e Vianópolis (GO). Mais de 65 participantes, entre aplicadores, técnicos e outros envolvidos diariamente com o cultivo das culturas de soja e milho, tiveram a oportunidade de acompanhar as palestras sobre os métodos mais adequados de aplicação de defensivos agrícolas, ministradas pelo engenheiro agrônomo da UNESP, Mateus Queiroz.
“O objetivo é focar na qualidade das aplicações através do uso correto do Equipamento de Proteção Individual (EPI), reduzir o risco de deriva e garantir a eficácia das aplicações de agroquímicos com a adoção de medidas seguras como a correta manutenção e calibração dos pulverizadores”, explica Queiroz.
De acordo com Flavio Peres, Gerente da Fazenda Conquista, o treinamento sempre vem a somar. “Considero as informações passadas no treinamento muito importantes e, a partir de agora, vamos adotar esse sistema de verificação da vazão das pontas do pulverizador”, afirma Peres.
Em 2014, o Programa de Boas Práticas Agrícolas percorreu 168 municípios, em 16 estados, somando mais de 4.600 participantes. Este ano, somente nos meses de maio e junho, o Programa de Aplicação Responsável em milho, soja, cana-de-açúcar e produção de sementes já contou com 74 treinamentos, percorreu 6 estados brasileiros e capacitou 1.904 produtores rurais.
A coordenadora de Boas Práticas Agrícolas da Dow AgroSciences, Ana Cristina Pinheiro, destaca o aumento no número de treinamentos e sua a importância para a sustentabilidade do agronegócio: “Esse ano teremos um aumento de 40% no número de treinamentos. Temos como meta disseminar a um número cada vez maior de profissionais a importância das boas práticas agrícolas com foco nos conceitos de tecnologia de aplicação”. Fonte: Ascom.