Pecuaristas de todo o Brasil e norte do Uruguai terminaram as últimas avaliações em seus plantéis e já disponibilizam de animais Montana safra 2012 para comercialização. Ao todo, 1200 reprodutores Montana estão aptos para trabalhar em diversas regiões do País agregando entre outros, carne de qualidade e produção uniforme aos mais variados rebanhos.

A cada safra, todos os animais Montana são avaliados no nascimento, passam por análises na desmama e novas avaliações aos 14 meses de idade. Após estas etapas, os dados colhidos são encaminhados para a USP/Pirassununga para avaliação genética.

Com posse das avaliações genéticas, a equipe do Programa Montana vai a campo fazer as marcações dos touros atentando para as características morfológicas: aprumos, umbigo, músculos e padrão racial. Todo este procedimento tem como objetivo a seleção dos 26,5% melhores machos de toda a safra. “Os animais selecionados e marcados são os reprodutores Montana, e representam um trabalho de 20 anos em busca do animal ideal para as condições de clima, pasto e rebanho brasileiro. Sem dúvidas são reprodutores que focam em ganho de peso, carne de qualidade e produção uniforme, sem falar da simplicidade no manejo”, comenta Gabriela Giacomini, gerente de operações do Programa Montana.  Todos os touros possuem o CEIP – Certificado Especial de Identificação e Produção – concedido pelo Ministério da Agricultura.