No dia 3 de fevereiro deste ano a Syngenta anunciou que a ChemChina ofereceu para adquirir 100% do capital social em circulação da Syngenta a um preço de US$ 465 por ação ordinária além de um dividendo especial de 5 francos suíços a ser pago mediante ao fechamento do acordo. O pretendido valor de oferta por todas as ações em circulação da Syngenta é em cerca de US$ 43 bilhões.

A aquisição está sujeita a aprovações regulatórias e outras condições. Hoje a CNAC Saturn (NL) BV, uma subsidiária da ChemChina, publicou o termo do prospecto de oferta suíça. O prospecto está disponível no www.chemchina.com/press. O relatório do Conselho de diretores da Syngenta de consultorias de mercado emitidos por N+ 1 Swiss Capital em relação à oferta pública suíça estão disponíveis no www.syngenta.com.

As ofertas públicas das ações suíças e americanas deverão ter início em 23 de março de 2016. A oferta pública americana de compra deverá ser publicada em 23 de março de 2016, justamente com a abertura do período de oferta dos Estados Unidos, e estará disponível no site americano Securities and Exchange Commission (SEC) em www.sec.gov.

A oferta pública de ações suíças será aberta por um período inicial de 40 dias de negociação. Isto pode ser renovada uma ou várias vezes por períodos subsequentes de até 40 dias de negociação, satisfazendo todas as condições de oferta, incluindo o recebimento de toda a regulamentação de aprovações. O oferente pretende alinhar os prazos de oferta de ações americanas e suíças, sujeito à aprovação do Conselho de Controle Suíço, aliviando o trabalhho da SEC. A transação deve ser concluída até o final do ano.

Os investidores de pessoa física, titulares de ações da Syngenta com um banco de custódia suíço e que não detêm mais de 500 ações da Syngenta, e que negocia na oferta de ações suíças terão a oportunidade de optar por receber o preço de oferta de suas ações Syngenta ofertadas em francos suíços como está descritos no prospecto.

O Conselho de Administração da Syngenta considera no seu relatório que a proposta de transação é no melhor interesse da Syngenta e todos os seus stakeholders e que o preço oferecido pela ChemChina é justo e adequada. O Conselho de Administração recomenda, portanto, por unanimidade dos acionistas da Syngenta para aceitar a oferta. Fonte: Ascom